terça-feira, 27 de setembro de 2011

CATAFILISTAS DE PARIS

Por Bia Parra


Recentemente nos deparamos com um pessoal que nunca tínhamos ouvido falar, os Catafilistas de Paris.
A National Geographic - fev/2011 diz que são “literalmente amantes de catacumbas”.
O fato é que há grupos de pessoas que frequentam o universo underground de Paris, o que na pratica significa que há um mundo paralelo, ativo e pulsante, no subsolo de Paris, onde é possível encontrar canais, criptas, adegas, galerias e até boates, além de muita historia.

As explorações das galerias subterrâneas constataram como é possível contar parte da historia do desenvolvimento da cidade.
E qual a relação dos frequentadores desse mundo subterrâneo com o nome Catafilistas, os adoradores de catacumbas?
Com o inevitável desmoronamento em 1774, o Rei Luis XVI solicitou um estudo ao arquiteto Charles Guillaumot das pedreiras a fim de reforçá-las e evitar novas tragédias. Na mesma época, o mesmo arquiteto teve a função de limpar um grande cemitério parisiense e qual não foi a solução, senão depositar restos mortais em algumas pedreiras e formar assim grandes catacumbas subterrâneas.
Neste cenário, sombrio, misterioso, escuro, é possível ver galerias com verdadeiras vitrines de fêmures, tíbias e crânios, pilares seculares, câmaras cujas paredes se transformam em “telas” para receber o trabalho de artistas e suas pinturas. Tudo muito "loko"!!!


E neste mesmo clima, restaurantes e boates se “afundam” nesta Paris subterrânea enlouquecendo em ritmos quentes regados a muita alegria, descontração e principalmente liberdade de quem não quer as regras dos holofotes da “Cidade Luz”.

Um beijo e até amanhã




*Inspiração: National Geografic fev/2011 

Nenhum comentário: