quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A DESLUMBRANTE REGIÃO DA BOEMIA CENTRAL...

Por Bia Parra

Descolada, alternativa e nem tão turística, a região da Boemia Central é o destino ideal para quem quer conhecer a verdadeira Republica Tcheca.


A melhor forma de explorar o país é de carro descobrindo os segredos da região procurando alguns dos mais de dois mil castelos e palácios, como o castelo de Karlstejn, construído por Carlos IV, o fundador da Universidade de Praga, o castelo chegou a abrigar durante séculos as jóias da coroa real. Atualmente o castelo há muitas obras de pintura do séc.XIV.


Há cerca de 100 km do castelo, tem uma cidade medieval chamada Kutná Hora (algo como montanha de minerais) por conta de sua extensa atividade de extração de minérios, principalmente a prata. Rivalizou durante muito tempo em importância econômica, política e cultural com a atual capital do país, Praga.

Todo o esplendor dos tempos áureos está no Museu Tcheco da Prata onde pode ser feita uma visita à mina medieval de prata e também a ver contada a história de ascensão e queda de Kutná Hora.

Porém, é no centro histórico que é possível vivenciar o melhor dos anos dourados, um dos 12 locais tchecos que fazem parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Maravilhoso!!!

Visitas “tem que ir”....


Catedral gótica de Santa Bárbara, santa padroeira dos mineiros, a igreja começou a ser erguida em 1388 e só teve suas obras finalizadas em 1905.


Impressionante ossário encomendado pela família SCHWARZENBERG a um entalhador de madeira.  A solicitação referia o desejo de decorar a capela do séc.XIV com os esqueletos de aproximadamente quarenta mil pessoas que ali se encontravam sepultadas. Destaque para o enorme candelabro colocado no centro da nave que diz ter pelo menos um exemplar de cada osso humano.


Seguindo viagem, a menos de uma hora da capital Praga, no coração da lendária floresta de São Jorge chega-se em Mcley. Lugar escondidinho, dificinho de chagar (imagina as placas escritas em tcheco...e parar para perguntar então!!!) mas vale a pena o desafio. Imagina aquela vilazinha charmosa com poucas casas, mas que se tornou famosa em 1849 por supostas aparições da Virgem Maria. Desde o sec. XVII foi destino de importantes famílias nobres.












Atualmente o Chateau Mcely atrai turistas VIP que buscam beleza, sossego em estrutura eco-chic, com seus 23 apartamentos chiquérrimos, comida saudável, bibliotecas e salas de leitura, sauna e massagem terapêutica e passeios, comandados pelos proprietários Jim Cusumano (americano, descendente de sicilianos) sua mulher Inez (eslovaca).

A lendária Floresta de São Jorge estende-se pelo triângulo entre as cidades de Nymburk, Jicín e Mladá Boleslav, linda com bosques, lagos e caminhos de terra com clareiras e encontra-se Loucen, mais um pequeno vilarejo, porém com um lindo castelo do séc. XVIII. É possível fazer uma visita guiada com um “guia trajado de época”, (não sei se conseguiria me concentrar).
Mas quem vai até lá tem a expectativa de se deslumbrar pelos jardins do britânico Adrian Fischer, criador doa mais famosos labirintos contemporâneos.

Para dar uma relaxada depois de tanta “andança” um possível destino é Podedraby, cidade termal às margens do rio Elba, só para aqueles que querem 1 ou 2 dias de SPA mesmo!!
Se não é o seu caso, o melhor é seguir direto para Botanicus, uma imersão na Idade Média!!!
De maio a setembro os visitantes podem ter a experiência de convívio com artesãos, “ajudar” a fabricar sabão, folhas de papel ou velas. O projeto inclui jardins botânicos e uma linha de cosméticos orgânicos vendidos em lojas do mundo todo.


Por falar nisso minha sogra voltou de Praga há pouco tempo e me trouxe alguns cremes para rosto e mãos deliciosos, naturais e com embalagem mega retrô...linda!! Fica a dica para quem estiver por lá..
Beijo e até amanhã








*Inspiração: Volta ao Mundo nº 198


Nenhum comentário: