sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HIGIENÓPOLIS - UM BAIRRO CONCEITO

Por Luiz Carlos Pinheiro e Izabel Pinheiro *



Higienópolis não é apenas um bairro da Zona Oeste de São Paulo. É muito mais do que isso. É um Bairro-Conceito. Conceito de qualidade de vida, de cultura, de civilidade.
Está situado em uma das regiões mais altas da cidade, chamada de Espigão da Paulista. “O bairro se destaca pela presença de grande quantidade de exemplares da arquitetura de tendências diversas. Sempre foi endereço de expressivas famílias tradicionais paulistana e passou a abrigar habitantes de variadas origens, migrantes e imigrantes, inclusive judeus de diversas nacionalidades, assim como se tornou um dos bairros preferido dos artistas em geral” (Wikipédia). Higienópolis ainda concentra um bom número de intelectuais.
Oriundo do século XIX, Higienópolis começa a se desenvolver como bairro residencial no início do 1900. Ainda hoje ostenta alguns casarões históricos, que lembram a sua história de riqueza e opulência, e que resistiram aos apelos da especulação imobiliária.
Na verdade, Higienópolis, hoje, se assemelha a uma pequena cidade da Suíça. Pequena e enxuta. Não mais do que 7 quarteirões no sentido norte-sul e 7 no sentido leste-oeste. Cortado por duas importantes avenidas (Av.Higienópolis e Av.Angélica) que se cruzam no coração do bairro, mas nem por isso o seu trânsito é agitado. Muito pelo contrário. A velocidade média dos carros é de 30 km/hora. Mesmo que algum apressado quisesse andar rápido, não conseguiria; os carros à frente não dão espaço.
Todas as ruas são arborizadas. Não existe uma única rua que não o seja. E as pessoas caminham lentamente por essas ruas como se estivessem passeando, tirando proveito do jogo interessante de sol e sombra nas calçadas.
Pça Buenos Aires
Além da arborização das ruas, Higienópolis tira proveito de uma grande praça (um quarteirão inteiro) no coração do bairro (Pça.Buenos Aires). Essa praça, coberta por árvores de grande porte, proporciona enormes sombras sobre os bancos ali instalados e sobre suas alamedas. Refletindo a mentalidade dos moradores.
Higienópolis oferece, ainda, uma outra praça, pequena, extremamente simpática, que se transformou em “point” do bairro: Pça.Villaboim. Em um dos lados dessa praça localizam-se restaurantes os mais variados, todos pequenos. As calçadas em frente aos restaurantes são ocupadas em parte por mesinhas para desfrute dos freqüentadores, geralmente gente jovem. No entanto, a despeito da juventude, não há algazarra. Não se vê gritaria, nem agitação. Civilizada e educadamente todos se distraem.
Na extremidade dessa praça se localiza uma padaria (Barcelona) do, reconhecidamente, melhor padeiro de São Paulo: Benjamim Abrahão.

Higienópolis ainda oferece vários restaurantes de alto nível: “Carlota” (cozinha brasileira); “Corrientes 348” (churrasco argentino); “Brás” (talvez a melhor pizzaria da Capital); “Ici” e “Le Vin” (bistrôs franceses); “Restaurante do Francês” (cozinha francesa); “Jardim di Napoli” (cozinha italiana); “Honkê” (cozinha japonesa); “La Brasserie” (cozinha francesa, do famoso chef Erick Jacquin). Além de duas excelentes docerias italianas: “Dulca” e “Cristallo”.

Igreja Santa Teresinha

Ainda é possível encontrar no bairro a Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, projetada pelo engenheiro italiano Antonio Vincenti. A imagem de Santa Terezinha, foi trazida da cidade francesa de Lisieux, e o sino, presente do empresário ítalo-brasileiro Conde Matarazzo);


Shopping Patio Higienópolis

    
E um delicioso Shopping (Shopping Pátio Higienópolis)..agora ampliado ficou maravilhoso!!!

O Estádio do Pacaembu nem é considerado como do bairro. É vizinho. Mas não pode deixar de ser visitado pelo seu fabuloso “Museu do Futebol”. À sua frente dispõe de um enorme espaço livre (Pça.Charles Miller), utilizada pela melhor feira-livre de São Paulo. TEM QUE IR AOS SÁBADOS PELA MANHÃ!!!! Imperdível.
Barraca de legumes
Jogo aos domingos














Nossas dicas:

·      café da manhã – Casa de pães Villa Bahia;
·      casa de carnes – Steak House;
·      carne de frango – barraca do Sinésio, na Feira do Pacaembu;
·      carnes p/feijoada – barraca da Dirce, na Feira do Pacaembu
·      churrasco – Vento Haragano (vizinho);
·      peixes e frutos do mar – Feira do Pacaembu;
·      frios, queijos e vinhos - Empório Diniz (Shopping Higienópolis);
·      presunto cru italiano, fatiado transparente – Empório Diniz (Shopping Higienópolis);
·      o polpetone e a sardella – Cantina do Jardim di Nápoli;
·      pizza – Brás;
·      pizza massa fina – Pizzaria Vi Capota;
·      empada massa podre – Padaria Barcelona;
·      queijo meia-cura cremoso – Feira do Pacaembu;
·      mousse de chocolate, creme chantilly e mil-folhas – Dulca;
·      cafezinho bem forte – Café do Ponto (Shopping Higienópolis);
·      banca de jornais e revistas – Pça.Villaboim;
·      farmácia – Drogaria Onofre;
·      sapataria e consertos de roupas – Sapataria do Futuro (Shopping Higienópolis);
·      A Livfraria da Vila, no interior do Shopping Higienópolis (fantástica!);
Bretagne
·      Paola Da Vinci, uma loja de alta classe, instalada em um dos casarões históricos de Higienópolis, ao lado do Shopping Higienópolis;
·      Uma visita ao Edifício Bretagne (no último quarteirão da Av.Higienópolis), marco da arquitetura modernista no coração de Higienópolis. Projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado, e construído em 1959, foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1995.


Nós da Afinal adoramos  ter convidados nos oferecendo o post de hoje, um luxo!!!!


Um beijo e aproveitem o final de semana.
Até segunda feira!!!
* Luiz Carlos e Izabel são pai e filha, moradores do bairro de Higienópolis, São Paulo

Nenhum comentário: