quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AS ILHAS DOS PRINCIPES...REFUGIO DE TROTSKY, PURO ENCANTAMENTO

Por Bia Parra



Imaginem a cena em que o contorno de um arquipélago de nove Ilhas surge atrás de uma linda revoada migratória de pássaros fugindo do frio Mar Negro para as águas quentes do Mar Mediterrâneo....deslumbrante!!!


Esta é uma cena comum na travessia para as Ilhas dos Príncipes a partir de Sirkeci em Istambul. A opção é sua. Pode ir de balsa ou catamarã, o trajeto é o mesmo e a diferença fica por conta do tempo, 2hs contra os 45 minutos do catamarã..talvez a melhor opção!!!   


A primeira das sete ilhas é Kinaliada e depois aparecem as demais, Burgazada, Kasikada, Heybeliada, Sivriada, Sedefada, Yassiada, Tavsanada e a maior e mais procurada, Büyükada.

Ainda que o nome sugira um arquipélago de verão da aristocracia, a realidade das ilhas não se resume apenas neste glamour. Muitas outras histórias enriquecem a visita as Ilhas dos Príncipes. Alguns mosteiros foram transformados em prisões para personae non gratae pelos soberanos bizantinos e otomanos. 

O mais curioso porém, fica para o fato de Leon Trotsky ter se refugiado em Büyükada quando fugia das perseguições de Stalin, logo após a expulsão de Moscou. Em 1929 ele se instalou em uma residência na ilha e viveu quatro anos escrevendo seu testemunho sobre a Revolução Russa, convicções à parte, imaginem..maravilhoso,né?!


Atualmente as Ilhas dos Príncipes estão no meio do “bum” imobiliário. Há quem prefira ficar hospedado na costa asiática e curtir de longe o vai e vem da ilha e, quando tiver com vontade de passar um final de tarde saboreando uma cerveja e desfrutar da atmosfera dos anos 1950 em frente para o mar, utiliza o serviço de taxis marítimos, bem práticos e funcionais. Os passeios podem ser feitos de bicicleta ou por charmosas charretes.

Há uma atmosfera européia nas ilhas dos Príncipes, talvez pela decoração art nouveau ou vitoriana, arcadas que lembram o estilo romano ou ainda pelos mosteiros ricos em ícones e mosaicos que constelam o arquipélago.

O importante é saber que o arquipélago nobre insiste em andar na contramão da agitação e do caos da capital, as pessoas insistem em levar uma vida mais calma, mais pacata, mais reservada, cultivando a amabilidade e gentileza, a delicadeza e doçura que só pequenos povos conseguem manter. No período de maio a junho onde o calor é mais ameno, este clima ainda é enfeitado pelas flores colorindo uma paisagem que já encanta por sua simples existência.


Achamos que vale a visita!!!

Um beijo e até amanhã.

*Inspiração: Miridiani - Turquia

Nenhum comentário: