segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CONHECENDO O NOVO HARLEM, NYC

Por Bia Parra



Malas prontas para NYC...pense em dar um pulo no Harlem!!!!

Palco do mais puro gospel, do jazz, da cultura negra (linda) das ruas e a da incansável luta pelos direitos civis.. assim é o Harlem, plural, multicultural, colorido na essência poética da palavra.

As ruas do central Harlem denotam a repaginação do bairro e seus prédios de tijolos castanhos que atualmente, acomodam condomínios confortáveis com suas fachadas art déco restauradas ocupadas por uma diversidade de raças e credos incrível!!!

Muitas designers stores, restaurantes bacanas, clubes e discotecas elegantes podem ser encontrados por ali, freqüentados por gente descolada que sabe das coisas e adoram uma novidade.

O Harlem mudou e muito. Isso provavelmente possa ser atribuído a David Dinkins que viveu boa parte de sua infância no bairro. Quando ganhou as eleições para governador de NYC, no início da década de 1990 instaurou um programa de reabilitação urbana e seus sucessores deram continuidade ao mesmo resultando nesse novo point cultural de Manhattan.

Mas nem tudo mudou...aos domingos famílias inteiras continuam participando das celebrações em suas igrejas batendo palmas e cantando pela paz e justiça, pelo perdão e pela cura, tradição trazida dos tempos de forte racismo e da descriminação, onde somente a casa de Deus era uma lugar seguro. 

Os tempos são outros e a celebração é da alegria e principalmente da liberdade!!!! God bless!!!

O único símbolo da Renascença que ainda hoje está na ativa é o Apollo Theatre (125th St), listado no Registro Nacional de Lugares Históricos Norte Americanos, e onde Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan lançaram suas carreiras, assim como James Brown, Marvin Gaye, Michael Jackson, Diana Ross e Mariah Carey...o lugar transpira sucesso, inspira cultura!!! Sempre às quartas feiras há noites “caça talentos”, vai que numa desta somos os primeiros a ouvir a próxima grande lenda viva da black music...que astral!!!


Agora se vamos falar de cultura mesmo..nada mais imponente no Harlem que Morningside Heights, local da importantíssima Universidade de Columbia, uma das melhores do mundo, com seu Campus Universitário de estilo arquitetônico inglês do sec. XIX, é maravilhoso!!! Atenção especial para os vitrais, claustros e fachada neoclássica..realmente imperdível.






Não muito longe da Universidade ainda pode ser visto a Saint John the Divine, maior catedral neogótica do mundo, construída no sec. XIX. Um incêndio em 2001 a deixou muito danificada, as obras estão ainda inacabadas, mas um dia chegam lá.





Points “tem que ir”


*Lenox Lounge – Classico de 1939. Passou por lá John Coltrane, Bilie Holiday e Miles Davis.
Lenox Ave, 288



*The Apollo Theatre – Ícone dos ícones (1914) – o edifício mais famoso do Harlem. Deve ser a maior meca mundial do jazz.
125th St, 253


*The 5 and Diamonds – antiga lojinha de roupa barata, hoje um restaurant mega badalado de tapas e paellas.
Frederick Douglass Blv, 2027







*Sylvia’s (1962) – Ícone soul food Americana, suas mesas já foram utilizadas por Nelson Mandela, Magic Johnson e Bill Clinton.
Lenox Av, 328







*Zoma – Um dos cem melhores restaurantes de NYC pelo NEW YORK MAGAZINE. Cozinha etíope. Bem bacana!!
Esquina da 8ª Av com a 113st



O Harlem está no nosso imaginário dos filmes, do jazz, da vida alternativa e às vezes marginal. Porém, ao andar por suas ruas, conhecer sua cultura, sua energia pulsante percebemos que esta é uma Manhattan que de verdade pouco conhecemos mas que encanta sempre, desde que tenha "a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranqüilo"!!

Um beijo e até amanhã

Obs: este post foi feito no mais puro som de Nina Simone, maior clima!!!

*Inspiração: Volta ao Mundo nº 199/maio 2011

Nenhum comentário: