sexta-feira, 21 de outubro de 2011

São Paulo - Algumas dicas do que conhecer...



Por Tatiana Sanches

A maior metrópole da América do Sul, onde você encontra o mesmo que encontraria em qualquer grande capital do mundo.
Gastronomia, Teatros, Cafés, Shoppings, vida noturna, compras e etc...
Segue alguns passeios que são muito válidos para moradores e turistas nessa cidade que eu tanto AMO.

MAM – Tem um acervo em sua maioria de arte contemporânea, sempre tem mostras temporárias em cartaz. Ao entorno do museu existe um jardim com esculturas. Está localizado Na Av. Pedro Álvares Cabral (www.mam.org.br).

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA – É um museu com muita tecnologia e com atividades interativas com a intenção de tornar o aprendizado mais divertido. Já homenageram diversos escritores como por exemplo Guimarães Rosa. Está localizado na Praça da Luz. (www.museudalinguaportuguesa.org.br)



PINACOTECA DO ESTADO – Fica em um prédio inaugurado em 1900, abriga principalmente arte brasileira dos séculos 19 e 20. Há esculturas de artistas franceses com Rodin que são iluminadas com luz natural. Também localizado na Praça da Luz (www.pinacoteca.org.br).




BASÍLICA SÃO BENTO – O mosteiro é cerca de 400 anos mais antigo, porém em 1912 foi inaugurada a basílica.Aos domingos tem missas com cantos gregorianos e ao lado da sacristia há uma loja onde vendem-se pães, bolos e doces feitos pelos monges. Lá encontram-se ainda pinturas que valorizam a cultura pagã (bauronense).  Se localiza no Lg. De São Bento.


MUSEU DO FUTEBOL – Toda a história do futebol brasileiro é contada através de cabines de áudio que trazem narrações originais de gols de todas as décadas. Telões com coros e coreográfias das torcidas, há também fotos das copas e motitores de TV com jogadas imortais. A localização é na praça Charles Miller – Estádio do Pacaembu (www.museudofutebol.org.br).  



MASP – Um prédio extremamente charmoso e de uma arquitetura única que por si só já vale a visita. Tem uma vão de 74 metros delimitado por 4 colunas vermelhas que sustentam o prédio. Se não bastasse ele ainda abriga o acervo mais importante da América Latina. Com obras de artistas como Rafael, Monet, Picasso entre outros. A localização é na Avenida Paulista, 1578 (www.masp.art.br).




PATEO DO COLLEGIO -  Foi o início da construção da cidade São Paulo. Do que foi construído na época  hoje só resta a parede de taipa de pilão de 1585 que está exposta ao lado de um café muito charmoso. Tem uma maquete da cidade no século 16 e um museu com relíquias do Padre Anchieta. Pátio do colégio, 2 (www.pateodocollegio.com.br).


CATEDRAL METROPOLITANA – Conhecida como a Catedral da Sé ela ocupa um quarteirão inteiro e tem um pé direito de 65 m. Abriga dois mosaicos laterais do período bizantino e também nos elementos brasileiros como o tucano e o café esculpidos no topo de algumas colunas. Há também uma cripta no subsolo com os túmulos de personagens da história de São Paulo. Está localizada na Praça da Sé.



FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO – A fundação possui obras de mestres do modernismo e peças que foram da família real brasileira. Fica em meio a um bosque com mais de 50 espécies de pássaros. A localização é na Avenida Morumbi, 4077 (www.fundacaooscaramericano.org.br).


MERCADO MUNICIPAL – Foi projetado por Ramos de Azevedo e por muitos anos serviu como depósito de armas. Hoje existem várias barracas de frutas entre outras especiarias e tem vitrais que fazem você entortar o pescoço. Não podemos esquecer ainda do super famoso sanduíche de mortadela e dos pastéis de bacalhau que são “divinos”. Lembrando que sempre fecha no último domingo de todo mês. Rua da Cantareira, 306 (www.mercadomunicipal.com.br).

Há muitas outras dicas mas ficam para post futuro...

Divirtam-se e até mais!!!
Bom final de semana e até segunda!!

Nenhum comentário: