quinta-feira, 13 de outubro de 2011

UM GIRO POR MONTENEGRO, BALCÃS

Por Bia Parra


Montenegro é o mais recente País independente do Mundo, desde 03 de junho de 2006.

Por suas regiões montanhosas e sua costa extremamente atraente, acabou se tornando uma pérola para o turismo apurado do leste Europeu que buscam em suas 117 praias ao longo do mar Adriático, muito sol e relax nos período de verão da Europa, ainda que nem só de sol e mar vive a pequena Montenegro.


Europeus em geral, exigentes que são, querem mais, anseiam por história e conhecimento também. Montenegro oferece antigas cidades cheias de história como Budva, Kotor e Bar. Aventura... tem também!!! O viajante tem muitas alternativas como escalar as montanhas do Durmitor National Park ou fazer rafting pelos cânions mais profundos da Europa, explorar a última floresta virgem ou navegar por fiordes..tem para todos os gostos..e bolsos!! O resto do mundo agradece, pois se o turismo de Montenegro começou a ser explorado pelos países vizinhos, principalmente do Leste Europeu, hoje caiu nas graças dos viajantes do mundo todo!!! Destino desejo da Afinal!!!

Cidades “tem que ir”:


Ilha Sveti Stefan - Antiga vila de pescadores fica a 5 km ao sul de Budva. Na década de 50 os últimos pescadores abandonaram a vila e a mesma foi transformada em hotel de luxo mega exclusivo com toda a modernidade e conforto contemporâneo preservando a arquitetura original.
Hotel que amamos: Aman Sveti Stefan e Vila Milocer
(Vila Milocer é uma antiga residência de verão localizada no continente e ligada à ilha Sveti Stefan por uma pequena faixa de terra. Mais exclusiva, disponibiliza apenas oito acomodações. Não recomendada para viajantes com dificuldade de locomoção)


Kotor – Cidade murada, super pitoresca localizada no centro do mais profundo fiorde europeu. Cheia de história e com muita dramaticidade, a cidade velha preserva a urbanização típica da idade média construída em ter os séc. XII e XIV. Todo este rico material fizeram de Kotor um Patrimônio Natural e Histórico da Humanidade pela UNESCO. Vale muito passar por lá!!!

Budva – Se você perguntar para alguém se já foi a Montenegro e qual cidade conheceu, pode saber que a resposta será Budva, pois é a que mais atraí os viajantes. Isso porque suas belas praias até Sveti Stefan associadas à estrutura de lojas, cafés e vida noturna agitada, fazem da cidade a TOP na preferência de todos!!!
Em junho Budva sedia um festival de música, julho e agosto um festival de verão com todos os tipos de arte...é movimento atrás de movimento. A cidade é pura arte. A Old Town Budva com sua influência veneziana encanta por sua rica arquitetura.


Bar – Apesar de ser uma cidade portuária, chegada de muitos que vem de barcos, Bar é uma grande surpresa!!! Cidade limpa, moderna e com muita aérea verde. Vale uma boa batida de perna. Na cidade antiga, Haj Nehaj Fortress, encontra-se o forte do séc. XV e o castelo do Rei Nikola.




Podgorica – A capital do País. Não tem muito a oferecer a não ser por sua arquitetura ter tido influência turca por conta de no passado ter feito parte do Império Otomano (1878). Atualmente vem se modernizando. Podgorica tem o principal aeroporto do País.

Brasileiros não precisam de visto e nem de vacinas, apenas passaporte com validade mínima de seis meses.
Achamos um destino incrível quando combinado com a vizinha Croácia!!!
Um grande beijo e até amanhã

*Inspiração – Teresa Perez Tours 

Nenhum comentário: