segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FÉRIAS NA FAZENDA, PURA MAGIA NA RESERVA DO IBITIPOCA, MINAS GERAIS

Por Bia Parra


Minha família por parte de mãe é toda de fazendeiros de café e gado. Fui criada em fazenda e tenho certeza “sei que ainda vou voltar para o meu lugar,,é lá” como já dizia a música.


Enquanto isso  trabalho arduamente para trazer para nossa vida urbana um pouquinho desta divina possibilidade de férias em campo com toda a sua tranqüilidade e exuberância.  Imaginem acordar com aquele cheirinho de campo, o cafezinho passado na hora com pão de queijo e a maravilhosa comida mineira...aí  meus Deus, é bom demais!! 


A cozinha da pousada é orgânica com produtos locais. Para o café da manhã, pães, bolos, geléias e laticínios são produzidos na casa. O almoço é servido no fogão a lenha com pratos mineiros tradicionais preparados, preferencialmente, com ingredientes da região. Não tem regime que prevaleça...


Por isso  quero dividir com quem ainda não conhece este “pedaço de chão” maravilhoso que é a Reserva do Ibitipoca,  criada em 1981 com a compra da Fazenda do Engenho.

Hoje, a Reserva é composta por mais de 100 propriedades, que ultrapassam 3.000 hectares de área preservada nos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca. A Reserva “abraça” parcialmente o Parque Estadual.

O turismo na região teve início em 2009 com um projeto responsável e compromissado com a sustentabilidade e preservação, com projetos que vão além da proteção ambiental já esperada de uma área de conservação. Eles abrangem toda a região, se importando com a comunidade, economia e tradição do local, assim como se dispõem como um grande centro de pesquisas ambientais.

Fazenda do Engenho
O tradicional casarão de 1715, sede da Pousada Reserva do Ibitipoca, foi reconstruído em 2006, mantendo suas características originais. A estrutura  conta com 8 suítes, restaurante com gastronomia regional, Lounge de vídeo e jogos, Spa, Sauna e Hidro, Baia com cavalos mangalarga e anglo-árabe,  e Pista de pouso privativa homologada pelo DAC (utilização com restrições)

A ausência de televisão nas suítes é um convite para esquecer o mundo exterior e viver intensa e lentamente cada momento na Reserva do Ibitipoca. Os hóspedes contam  com aquecimento de piso e toalhas, as camas são extra large, enxoval de algodão egípcio e amenities L’occitane.




Não percam a cachoeira Janela do Céu no Parque estadual do Ibitipoca é uma experiência única de tirar o fôlego.

O lugar é maravilhoso daqueles que tem que ir mesmo!!!!

Um beijo e até amanhã.


Nenhum comentário: