sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UM GIRO PELA VILA MADALENA, SÃO PAULO

Por Bia Parra


A Vila sempre foi o meu bairro preferido desde a minha época de colegial, acho que pela descontração, pela espontaneidade das pessoas, pela diversidade de tribos...sempre me identifiquei muito com a Vila Madá.
Hoje moro nas redondezas e portanto transito por ela todos os dias, é sempre um prazer.
Para quem não conhece vou dar uma panorama rápido. A Vila Madalena é um bairro da cidade de São Paulo na região oeste.
Em 1910, a Light, uma das principais empresas urbanizadoras de São Paulo, assim como a City, anunciou a construção de uma linha e de uma estação de bondes na região da Vila Madalena, o que trouxe melhoras consistentes a Vila Madalena. As melhorias atraíram trabalhadores autônomos em sua maioria portugueses resultando na nova “cara” da Vila Madalena.
Hoje, a Vila Madalena se renovou novamente. Apesar de reunir ainda moradores tradicionais, que possuem casas simples com grandes terrenos (com criação de patos, galinhas etc.), há uma grande quantidade de artistas e intelectuais, o que acarretou também na diversidade de atividades de comércio alternativo e de muita qualidade como bares descolados, restaurantes badalados e vários negócios incrementados como galerias de arte, ateliês e lojas de grife.

O Melhor da Vila
Como boa paulistana que sou, não poderia começar minhas dicas da Vila senão pelos bares, que além de excelentes ponto de encontro para conversar com amigos, tem boa musica, mesas na calçada, paquera e ótimos aperitivos.

Astor - Dos mesmos donos do Original e do Pirajá, tem perfil mais refinado que as casas-irmãs. Sua classuda ambientação evoca a atmosfera boêmia dos anos 50. Espelhos, cartazes lambe-lambes e a iluminação amarelada enchem de nostalgia o lugar.
Rua Delfina,163 - Fone: 3815-1364

Cervejaria Patriarca - Dos mesmos criadores do Posto 6, José Menino e Salve Jorge, segue o padrão das casas-irmãs. Tal quais os endereços coligados, concilia decoração temática cuidadosa, clima de paquera e um cardápio apetitoso.
Rua Mourato Coelho, 1059 - Fone: 3816-2280 / 3812-4342

Filial - Eleito quatro vezes o melhor fim de noite pelo júri de Veja São Paulo, o boteco perdeu o título em 2007 e 2008 para o Genial, que pertence aos mesmos donos. Mesmo assim, sua efervescência boêmia ainda impressiona.
Rua Fidalga, 254 - Fone: 3813-9226

Genésio - Seus irmãos Filial e Genial já ganharam o título de melhor fim de noite da cidade. O Genésio não fica atrás, na verdade eu gosto mais. Assemelha-se às casas coligadas pelo público descolado, pelo bom chope (Brahma) e por ser uma das últimas cozinhas a fechar na Vila Madalena. Não deixe de comer as panelinhas de polenta com ragu de lingüiça...espetácular!!!
Rua Fidalga, 265 - Fone: 3812-6252




Salve Jorge – Grande e intenso clima de paquera. Ponto alto para o visual da casa que  combina lustres de cristal, imagens de Jorge famosos – de Jorge Amado a Jorge Mautner – e milhares de garrafas de cerveja penduradas no teto.
Rua Aspicuelta, 544 - Fone: 3815-0705





Os Restôs bacanudos...
Santa Gula - Para chegar ao restaurante, percorre-se um longo corredor ornamentado por bananeiras.As mesas distribuem-se pelas salas dessa antiga casa de fundos. Todo o mobiliário, assim como peças de decoração e até copos, está à venda. O cardápio segue a linha moderninha. Amo, adoro e venero este restaurante..até meu aniversário já fiz lá.
Donos também da Pousada Ronco do Bugio em Piedade (http://www.roncodobugio.com.br/).
Rua Fidalga, 340 - Fone: 3812-7815

Allez, Allez! - Com dedicação exclusiva ao Allez, Allez!, do qual é o único proprietário desde junho de 2008, Luiz Emanuel Cerqueira de Souza e Lima elabora sugestões cada vez mais apuradas. São clássicos de singular leveza, nos quais se pode identificar o sabor de cada ingrediente. Adoro!!!!
Rua Wisard, 288 - Fone: 3032-3325

Jacaré Grill –  Aqui na Vila, quem não conhece o Jacaré??!! Quase todas as noites e especialmente nas tardes de sábado e domingo, muitos trintões e quarentões desembarcam nesse célebre boteco da Vila. Lugar animadíssimo..
Rua Harmonia,321  - Fone: 3816-0400



Kabuki Mask – Acho que foi neste restô que comecei a gostar de comida japonesa...O segredo do sucesso do Kabuki está baseado na sua ambientação agradável, na criatividade da cozinha, no repertório de jazz e blues apresentado diáriamente ao vivo, no jantar, e nas relaxantes sessões de shiatsu que são oferecidas gratuitamente aos clientes.
Rua Girassol, 384 - Fone: 3814-5131 / 3812-2921



Ora Pois ! - Três irmãos lisboetas revezam-se na administração da dupla de casas. Em uma antiga residência na Vila Madalena, a matriz tem terraço na entrada ocupado por mesas protegidas por guarda-sóis. É o lugar mais disputado nas noites de calor. No cardápio, o bacalhau assado na brasa recebe a companhia de batata ao murro (amassada com uma pancada) e é regado por molho de cebola e alho ao azeite.
Rua Fidalga, 408 - Fone: 3815-8224


Vários imperdíveis...

Livraria da Vila – variadíssima e bem completa, adoro o serviço deles. Aceita pedidos por telefone e entregam em casa. A seleção infanto juvenial é muito legal, meu filho vive lá comigo. Dica – escolher um livro bem bacana e tomar um café no jardim de inverno do fundo do Santo Grão...muito bom.
Rua Fradique Coutinho, 915 - (11) 3814-5811






Deli Paris – Para um brunch delicioso, um café da tarde...os pães são artesanais e deliciosos. Adoro a salada quente de tomate com queijo branco no azeite acompanhado por baguete quentinha. No almoço tem Buffet.
Rua Harmonia,484 Tel(11)38165911





Compritxas...



Fábrica - Idéias para Crianças – Adoro esta loja para crianças...tem sempre opções incríveis para todo o tipo de presente criativo.
Rua Aspicuelta,135 Tel(11)30343044









Santa Paciência – Loja super bacana de roupa de crianças para brincar com muito estilo. Muitos acessórios descolados..adoro!!
Rua Girassol, 223A  Tel(11)38149188





Cas – Muita roupa legal e descolada. Atenção para os sapatos..
Rua Fidalga,317 Tel(11)30328455

À Filha da Mãe – Tudo muito legal..a seleção é ótima!!!
Rua Inácio Pereira da Rocha,293 Tel(11)38141842





Panaceia – sabem aquela loja que queremos tudo..tem pra criança, tem pra casa, tem pra presente, tem pra lembrança..tudo lindo!!
Rua Delfina, 91 - (11) 3814-0234





Depósito Santa Fé – lugar divino de coisas bacanas prá casa..parada obrigatória.
Rua Aspicuelta no 48 - (11) 3031-2270






E para finalizar...a minha querida Pérola Negra, minha escola de samba de coração. Sim, o barracão da Pérola é na Vila Madalena...simplesmente lindo!!

Um beijo e bom final de semana!!
Até segunda feira.

*Inspiração 2: http://vilamadalena.com.br/

Nenhum comentário: