segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ABRA OS OLHOS..SIM, ISSO É ABROLHOS!!!

Por Bia Parra



Um pequeno arquipélago no sul da Bahia composto por cinco ilhas a 70 km da costa brasileira na altura de Caravelas, cidadezinha mais próxima descoberta por Americo Vespúcio em 1503. Cheia de casarões antigos com azulejos portugueses da época da colonização, quem quer visitar e mergulhar em Abrolhos pode ficar lá, pois possui toda a infra estrutura para o turista.

Bom, a aventura então começa com o barco saindo exatamente de Caravelas rumo à cinco lindas ilhotas, Redonda, Guarita, Siriba, Santa Barbara e Sueste.  Um pouco diferente da imagem que temos de ilhas, Abrolhos não tem vegetação abundante, pelo contrário. Estão muito mais presentes as pedras negras provenientes das erupções vulcânicas quederão origem ao arquipélago a milhões de anos atrás. Esas bases rochosas são propicias para o desenvolvimento dos lindo corais  e algas calcárias presentes na região.



Destas cinco ilhas apenas a Ilha da Siriba recebe os turistas em terra e assim mesmo a exploração pode ser feita apenas em uma trilha demarcada, o compromisso com a preservação é bastante grande.

A diversidade de espécies marinhas que se desenvolvem em Abrolhos é incrível, desde badejos e pintados até as tartarugas cabeçudas ou de pente, ou ainda ficar bem pertinho de uma baleia jubarte, presentes em numero altíssimo no inverno para se reproduzir em nossas águas quentes. Prato cheio para cientistas como Charles Darwin que em 1832 passou por lá em uma etapa da Expedição pela America do Sul (quem quiser, pode conferir no livro Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle, Jorge Zahar Editora, 2004).

Para quem curte mergulho, vida natural e muita natureza, é imperdível.

A melhor época para visitação é no verão por conta da luminosidade permitindo que o deslumbre com a observação marinha seja ainda maior...com a transparência das águas  e a beleza do fundo do mar...um grande aquário natural num dos mais ricos ecossistemas do mundo!!!!


Um beijo e até amanhã

*Inspiração: Host & Travel – nº47

Nenhum comentário: