segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CASTELO ZHANG-LAFFITTE, UM PEDACINHO DA FRANÇA NA CHINA

Por Bia Parra



Um castelo...um sonho!!!

Sim, homens também sonham com contos de fadas, com seus palácios... alguns tornam conseguem tornar seus sonhos uma linda realidade, assim aconteceu com Zhang Yuchen, um magnata do setor imobiliário da China.

O investimento foi algo em torno de 50 milhões de dólares (!!!), mas valeu cada centavo neste chateau inspirado no Maison-Laffitte, patrimônio francês do séc XVII. Como apreciador da beleza ocidental, Sr. Yuchen levou um pouquinho da cultura, moda e arte francesas para o mundo oriental com direito até a uma cópia da fonte de Netuno.

O mais incrível nesta história é que Zhang Yuchen era um antigo guarda do Exercito Vermelho com uma enorme fortuna acumulada. Ainda que nunca tivesse ido à França, tinha uma idéia muito romântica da vida das artes na França e a partir daí, resolveu fazer seu projeto na periferia de Pequim. Em 2003 a construção estava concluída. Ainda que não fosse uma cópia fiel à Maison de inspiração, acredita-se que este nunca tenha sido de fato o objetivo. O importante era a referencia e não a cópia fiel.


Os detalhes foram cuidadosamente pensados assim como mobiliários e jardins, ora usados replicas chinesas de qualidade ora importados diretamente da França.

O fato é que o Zhang-Laffitte é magnífico, super freqüentado por endinheirados do mundo inteiro por no mínimo uma experiência curiosa, um verdadeiro chateau francês com tempero chinês... no mínimo diferente!!

Um beijo e até amanhã

Nenhum comentário: