terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A RUSSIA E TODO O SEU GLAMOUR...

Por Bia Parra


Hoje venho declarar todo o meu amor pela Russia!!

Suas origens na diversidade étnica, sua cultural plural, sua peculiar característica geográfica e sua intensa história fazem com que a Russia seja intrigante, fascinante, envolvente.

Sua história de guerras e conflitos, imposições e revoluções fazem com esta nação rica e privilegiada tenha um conteúdo histórico único...visitar a Russia é passear pela história de um país que começou com os Eslavos do Leste enquanto um grupo reconhecido na Europa entre o séculos III e VIII. Fundada e dirigida por uma classe nobre de guerreiros Vikings e pelos seus descendentes, o primeiro Estado Eslavo do Leste, o Principado de Kiev, surgiu no século IX e adotou o Cristianismo Ortodoxo do Império Bizantino em 988, dando início à síntese das culturas Bizantina e Eslava que definiram a cultura Russa. Por volta do século XVIII, o país teve grande expansão através da conquista, anexação e exploração de territórios, tornando-se o grande Império Russo. Estabeleceu poder e influência em todo o mundo até ser o maior e principal estado constituinte da União Soviética (1922-1991), o primeiro e maior Estado socialista constitucional e reconhecido como uma superpotência, que desempenhou um papel decisivo na vitória aliada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Atualmente, mais modernizada e democrática, a Russia ganha destaque no cenário mundial como uma nação respeitada por sua trajetória, um intrigante e maravilhoso destino de viagem.

Quem se lembra das lindas imagens de Dr. Jivago? Para os mais novos, é um filme “tem que ver”.

Estando lá, o que admirar...


Na arquitetura - Desde a cristianização do Principado de Kiev, por várias eras a arquitetura russa foi influenciada, principalmente, pela arquitetura bizantina. Além de fortificações (kremlins), os edifícios de pedra da antiga Rússia eram as igrejas ortodoxas, com suas cúpulas, muitas vezes, douradas ou pintadas. Aristóteles Fioravanti e outros arquitetos italianos do Renascimento trouxeram novas tendências para a Rússia no século XV, enquanto o século XVI viu o desenvolvimento das igrejas em forma de tenda como a Catedral de São Basílio - catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou (entre 1555 e 1561) , tenho o prazer de vê-la todas as manhãs aqui na Afinal.
Já o século XVIII foi marcado pela preferência à arquitetura rococó. O reinado de Catarina, a Grande e seu neto, Alexandre I, viu o florescimento da arquitetura neoclássica, principalmente na então capital do país, a linda São Petersburgo, pessoalmente acho imperdível uma visita.


A segunda metade do século XIX foi dominada pelo estilo Neobizantino e pelo "Revival Russo". Os estilos predominantes do século XX foram os da Art Nouveau, do Construtivismo e da Arquitetura Stalinista. Atualmente um trabalho apurado de restauração está sendo feito para recuperação de prédios históricos.




Nas Artes – os Ballets Russos dispensam comentários pois influenciaram profundamente o desenvolvimento da dança no mundo inteiro ao preservar e aperfeiçoou as tradições do século XIX. As escolas de coreografia da União Soviética produziram muitas estrelas de renome internacional, como Maya Plisetskaya, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov. O Balé Bolshoi, em Moscou, e o Balé Mariinsky, em São Petersburgo, tornaram-se famosos em todo o mundo, já até falamos aqui no blog.






Na Culinária - A culinária russa utiliza muitos peixes, aves, cogumelos, frutos e mel. As culturas de centeio, trigo, cevada e milho fornecem os ingredientes para vários tipos de pães, panquecas e cereais, bem como para kvas, cerveja e vodka. O pão de centeio é bastante popular na Rússia, em comparação com o resto do mundo. Saborosas sopas e guisados incluem borsch, shchi, ukha, solyanka e okroshka. Smetana (um creme azedo) é frequentemente adicionado a sopas e saladas. Pirozhki, blini e syrniki são tipos nativos de panquecas. Frango Kiev, pelmeni e shashlyk são populares pratos de carne, os dois últimos com origem nos tártaros e Cáucaso, respectivamente. Saladas incluem a salada russa, vinagrete e a Sel'd' Pod Shuboi.

Há muitos motivos para irmos para a Russia, muita beleza, muita elegância, muita história e muita educação...sinceramente eu me encanto cada vez que elaboro um roteiro para lá.

Por sinal, vou colocar uma possibilidade de viagem que gosto bastante de uma operadora parceira, a Intravel.

SÃO PETERSBURGO – 3 NOITES
O QUE VER: Museu Hermitage, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, Fortaleza de São Pedro e São Paulo, visitar a residência de verão de Catarina a Grande (Pushkin).

MOSCOU - 3 NOITES
O QUE VER: A Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio e o edifício dos grandes lojas“Gum”. l. Passear pelo famoso complexo amuralhado do Kremlin, antiga residência dos czares russos, à armada, um dos mais antigos museus na Rússia de arte decorativa aplicada, e à câmara do tesouro, única em seu gênero, mundialmente conhecida, que acolhe as melhores e as mais elegantes obras de arte decorativa russa e estrangeira dos séculos IV ao XX, a maioria das quais estreitamente relacionadas aos acontecimentos históricos mais importantes do país. A fundação do museu remonta ao século IV e a maior parte da coleção é composta por obras executadas entre os séculos XVI-XVII. É digna de mencionar a valiosa coleção de ouriversaria, objetos da vida cotidiana da corte czarista, utensílios de cerimônias eclesiásticas e testemunhos artísticos da dignidade real.

MOSCOU / VLADIMIR / SUZDAL – 1 NOITE
O QUE VER: O circuito do “Anel de Ouro“, passando pelas antigas cidades russas de Suzdal, Vladimir, Kostroma e Zagorsk, orgulhos da cultura russa pelo valor arquitetônico e artístico, além da beleza natural que as cerca. As terras de Vladimir e Suzdal desempenharam um importante papel na formação do antigo estado russo e oferecem uma beleza inesquecível: campos, bosques e alamedas que se perdem no horizonte. Essas paisagens estão presentes nos clássicos da literatura russa de Dostoievski, Tolstoi e Turgeniev.
Vladimir, fundada em 1108 por Wladimir I de Monomach, foi a capital da Rússia em meados do século XII. Dignas de nota são a porta de ferro, em sua dupla função de fortaleza e arco do triunfo, e a catedral da Assunção (século XII).

SUZDAL / KOSTROMA / YAROSLAVI – 1 NOITE
O QUE FAZER - Visitar o Kremlin (fortaleza) de Suzdal, com a Catedral da Natividade da Virgem e suas impressionantes cúpulas em forma de cebola, e a porta de ouro com a iconografia do século XVII. Seguir até Kostroma, situada na confluência dos rio Kostroma e Volga, fundada no século XII. Grandes atrações artísticas são o mosteiro de Ipatevski, o Palácio dos Romanov e a Catedral da Trindade.

YAROSLAVI / MOSCOU – 1 NOITE
Visitar a Yaroslav, uma das cidades mais antigas da Rússia, conhecendo a Catedral da Transfiguração do Salvador e a Igreja o profeta Elias, com a capela do Despojamento da Sagrada Vestidura. Ir até Sergiev Posad (Zagorsk), cidade famosa pelo seu conjunto arquitetônico da Trindade. Neste conjunto sacro se ergue a catedral da Assunção, conhecida por suas cúpulas azul celeste, que abrigam o sepulcro de Boris Gudonov, a igreja do Espírito Santo, o Palácio dos Czares, do século XVII.

Espero que gostem...

Um beijo e até amanhã

*Inspiração 1: Wikipédia
*Inspiração 2: Intravel Turismo

Nenhum comentário: