quarta-feira, 28 de março de 2012

CIDADES QUE NOS INSPIRAM...SÃO PAULO

Por Bia Parra



Nos finais de semana costumo dar uma fugidinha para o campo em função da minha suprema necessidade de muita natureza. Aproveito o momento para oxigenar meu corpo, mas principalmente minhas ideias e por isso vou munida de uma diversidade enorme de leitura.

Neste final de semana não foi diferente.

MUSEU DO IPIRANGA
Estava lendo a matéria da atriz Denise Fraga, que adoro, na revista Lola do mês de março cujo texto está uma delicia e me deparei com um comentário que tive que parar para pensar. Ela fala sobre sentimentos e vivências cotidianas, mas este pedacinho de texto em particular me chamou a atenção e mesmo que o assunto não fosse exatamente este que escrevohoje, tomei a liberdade de fazer um recorte no seu lindo pensamento. “Por que quando viajamos achamos graça em descobrir uma praça qualquer e não somos capazes de fabricar olhos estrangeiros para cantos desconhecidos de nossa própria cidade? É mais fácil colocar o motivo para o entusiasmo longe do nosso alcance e continuar reclamando”.
PRAÇA DA REPUBLICA

E aí pensei...não é que é isso mesmo!!!

Como falar de passeios em museus, visitas a mostras, shows populares, peças de teatros que muitas vezes nem entendemos o que está sendo dito pois as minúcias da língua não nos permite, espetáculos que em nosso dia a dia jamais estariam em nossa agenda, mas que pelo simples fato de estarmos viajando, vira algo imperativo de ser contemplado!!!

O que quero dizer é que esta “abertura cultural” que temos quando nos distanciamos do nosso cotidiano, esse outro olhar para novas emoções, novas belezas, pode também ser inserido no contexto de nossa cidade, de nosso país. Não precisamos o tempo todo denegrir nossa cultura, arrebentar nossa s raízes, criticar nossas ações, não!!!!

ESTAÇÃO DA LUZ
Quando foi a última vez que você atravessou a Av. Paulista contemplando seus enormes prédios, suas calçadas reformadas, seus casarões tombados que formam um cenário de verdade contemporâneo, lindo!!! Mas nos deslumbramos com NYC, não é?! É claro que também adoro, mas agora sinto cada vez mais a necessidade de repensar.

Pode ser uma praça, pode ser uma peça, pode ser um parque ou ainda um mercado. Pode ser uma praia ou ainda a serra, pode ser uma conversa no boteco ou ainda num delicioso restô estrelado... pode ser São Paulo, a terra da garoa, pode ser nós, Brasileiros... pode ser você.

Enfim, hoje eu precisava deste desabafo acerca da minha terra que amo. São Paulo está aí para todos, experimentem....




UM MUSEU – INSTITUTO TOMIE OHTAKE – lindo e moderno
Rua Corope, 88 - Pinheiros  São Paulo, 05426-010
(0xx)11 3814-0705





UM TEATRO – TEATRO ABRIL – pra mim um dos lugares mais lindo de SP, atenção especial para o salão da entrada, divino!!
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411 - Bela Vista  São Paulo, 01317-000(0xx)11 3112-0193




UM CAFÉ – CAFÉ DO PÁTEO  - Pura história no centro de São Paulo, lindo!!!
Pç Pátio do Colégio, 2  São Paulo, 01016-040
(0xx)11 3106-4303





UM PARQUE - PARQUE DO POVO – Puro astral!!!
Avenida Henrique Chamma, 590 - Itaim Bibi  São Paulo, 04533-130
(0xx)11 3078-6869





UM BAIRRO – VILA MADALENA – vá com tempo para bater muita perna....






UM LUGAR PARA COMER BEM – MERCADO MUNICIPAL – fala por si...
Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro.



UM LUGAR PARA SE PERDER – CEAGESP – a feira de flores é divina!!!
Av. Marquês de São Vicente, 959
São Paulo
(0xx)11 3611-5144

Um beijo a todos, Bia

Um beijo e até amanhã

Nenhum comentário: