segunda-feira, 5 de março de 2012

FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO, CULTURA E BELEZA NUM VISUAL INCRÍVEL!!!

Por Bia Parra



Temos que dividir com vocês um super evento que vai acontecer em Trancoso... o Festival Música em Trancoso. Trata-se de um evento internacional que só acontece em lugares inusitados, como em Petra na Turquia. Diariamente haverá numerosos concertos e sinfonias tocados em um palco montado no meio de uma falésia, com uma vista espetacular do mar.



Durante a semana de 17 a 24 de março, o Festival Música em Trancoso - MeT cumprirá uma programação intensa e o melhor, inteiramente gratuita, voltada para difundir a música clássica e contribuir para a formação musical de jovens da comunidade e o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País, puro luxo e glamour!!!!

O festival deverá atrair um grande e diversificado público. Um anfiteatro, especialmente projetado para acomodar 800 pessoas, irá proporcionar excelência acústica e uma visão fascinante de um dos maiores patrimônios ambientais do País. Inicialmente projetado para ser montado no canyon de Trancoso, nessa edição foi transferido para o alto das falésias, em um cenário igualmente paradisíaco. Os concertos terão início no pôr do sol, um dos momentos do dia mais deslumbrantes da região

A Orquestra Juvenil da Bahia, com regência do maestro e pianista Ricardo Castro, dividirá o palco com dez dos melhores virtuoses internacionais e músicos brasileiros, em repertórios que irão mesclar desde o erudito ao popular brasileiro. Na programação, composições de mestres como Puccini, Prokofiev, Ravel, Brahms, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Verdi, Leonard Bernstein e Geoge Gershwin; e noites de Jam Session, com clássicos de Tom Jobim, e de Bossa Nova, com Cesar Camargo Mariano ao piano e Monica Salmaso, vocal (programação completa no site www.musicaemtrancoso.org.br).

Paralelamente aos concertos, abertos ao público, integrantes da orquestra e solistas internacionais ministrarão gratuitamente clínicas de técnica e interpretação (masterclasses) a estudantes de música e ouvintes, e aulas básicas de música, para alunos de escolas públicas da região. As masterclasses compreendem clínicas de violino, viola, violoncelo, flauta, clarinete, trompa e fagote.

O MeT tem entre seus objetivos ser uma fonte geradora de negócios e de oportunidades de emprego para a população local, na baixa temporada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Trancoso e região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, por meio da música.

É a consagração de um sonho compartilhado por quatro amigos e parceiros, que têm em comum a paixão pela música e o amor por Trancoso: Sabine Lovatelli, fundadora do Mozarteum Brasileiro, Carlos Eduardo Bittencourt (Calé), empresário da região e ativo integrante da comunidade local, François Valentiny, arquiteto de renome internacional, e Reinold Geiger, empresário respeitado mundialmente com grande destaque na mídia internacional.

O melhor de tudo é poder curtir boa música, lindo visual e excelente hospedagem, até porque todo este evento é na verdade uma grande experiência... então, para que esta seja superlativa, indicamos nossa querida parceira Estrela D’agua.  

Conhecida de todo os VIPs, a pousada é um grande referencial de luxo, beleza e serviço. Adoramos, adoramos e mil vezes adoramos!!! E o melhor, para o período do evento ela garante um ingresso por hospede por dia, melhor e mais VIP impossível!!!!

Este tipo de iniciativa nos enche de orgulho e esperança em que cada vez mais temos um pessoal super gabaritado para organizar e difundir cultura e beleza com muita sensibilidade...parabéns a todos os organizadores e parceiros!!!

A Afinal super recomenda!!!

*Informações e reservas de ingresso (até quatro pessoas, por concerto) e as inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br e pelo telefone (73) 3668-1487/ 2177 ou pessoalmente, na Rua do Telégrafo, 385 – MCPC 248.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou totalmente favorável a qualquer iniciativa musical, desde que tenha-se bom gôsto para tal, neste caso evidente!!!
Porém faço uma ressalva: Ao que parece este Festival de Música Clássica, está mais para a burguesia do que para os que realmente necessitam dela, como a maioria Trancocense. Moramos num distrito(vergonha, tinha que ser cidade), onde não temos sequer um ensino municipal , estadual ou federal de bom nível, que se poderia ensinar a música clássica.
Salva-se o SHC, mas é particular e mantido por uma empresária.
Então chego ao ponto crucial: este festival deveria ser realizado em um espaço municipal, e não em um local só para os afortunados, que não estão dando a miníma para a situação educacional, cultural, de segurança e socialização dos moradores que movem realmente o distrito.
Se a realização de tal é no espaço do Terra à Vista(condomínio de luxo e glamour), o referido evento não terá a participação popular, somente da burguesia, ainda mais que são 800 convidados apenas.........Será Preconceito???
Temos uma população local de 25 mil habitantes, todos com sêde de conhecimento e acesso digno à sociedade.
Outra coisa: falar que o Sr. Calé, Carlos Eduardo R. Bittencourt é membro ativo da sociedade local, é uma piada, e de mau gôsto. Ele faz parte da elite, como outros.
Não estou aqui crucificando a Sabine(conheço ela), pois a intenção dela é a integração da população com a música clássica, e futura formação musical da comunidade carente.
Louvamos a boa música, mas fica aqui um protesto com relação há alguns "VIPS" locais, acordem...... Trancoso está adormecido, sem direção e a beira de um buraco sem fundo, onde os que caem lá dentro são a futura mão de obra local. Muito triste.
Para refletir:
A música foi iniciada na simplicidade da alma quando Deus criou o mundo. E não nos prazeres materiais do corpo e dos pobres de pensamento.
Que este Festival sirva de reflexão para todos os participantes e que os próximos possam atingir a todos, pois muitos vão ficar com água na bôca.
VIVA A MÚSICA!!! A MELHOR FONTE QUE DEUS CRIOU PARA EDUCAR AS PESSOAS.