quinta-feira, 29 de março de 2012

Fortaleza – O que conhecer?



Por Tatiana Sanches



Fortaleza é umas das cidades brasileiras mais visitadas por turistas do mundo todo.

É uma cidade vibrante e com muitas opções de passeios como praias, comprinhas, restaurante e vida noturna.

Esse post é para dar umas informações e dicas que considero importante quando vamos a um lugar pela primeira vez e ainda não sabemos o que devemos e queremos conhecer.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Aérea teatro, cinema, espaço para shows, galerias de arte, fui inaugurado em 1998 junto a revitalização do Bairro de Iracema e seu movimento inclusive ajudou a restaurar os casarões neoclássicos ao redor. Tem uma arquitetura moderna que vale a visita. Vale ressaltar também que no Bairro de Iracema aos fins de tarde o calçadão e a Ponte dos Ingleses ficam lotados de pessoas para apreciar o por do sol.



Praia do Futuro – Praia muito frequentada por banhistas e turistas ela é limpa e bonita. Ao longo do calçadão terão muitas barracas com duchas de água doce, cadeiras de praia e iguarias da culinária local como as barracas Itapiraká (estrutura para crianças) ou Chico do Caranguejo (para os apreciadores do crustáceo).




Cumbuco – É uma vila repleta de dunas, praias bonitas e com muitos coqueiros. Dá pra fazer um passeio de bugue até as Lagoas de Parnamirim onde pode se divertir com esquibunda e banana entre outras lagoas. Fica a 35 Km de Fortaleza.






Theatro José de Alencar – Tem uma fachada Art Nouveau que combina os vitrais e a estrutura metálica importada da Escócia. Há um tour monitorado pelo teatro que é bem interessante e tem um jardim projetado por Burle Marx.




Beach Park – Parque aquático que fica na Praia de Porto das Dunas e fica a 16 Km de distância de Fortaleza. Possui 17 atrações entre piscinas com ondas, tobogãs e corredeiras além de saunas espalhadas pelo complexo. A entrada custa R$ 130,00 (adulto) e R$ 120,00 (criança).




Centro de Artesanato do Ceará (CEART) – Produção e venda de artesanato de toda parte do Ceará. Fica no endereço: Av. Santos Dumont, 1.589. Uma passageira me disse que tem rendas finíssimas lá além de uns artesanatos diferentes.




Feira Noturna – Mais de 100 barracas reunidas diariamente a noite com diversos tipos de artesanatos. Essa feira fica na Av. Beira Mar, s/n - Praia de Meireles. Essa praia é a quem tem o maior número de turistas por ser um bairro cheio de hotéis, porém a praia de Meireles não é própria para banho.





Mercado Central – São 4 andares de feira e vendem de castanha de caju a toalhas rendas. São mais de 600 barracas espalhadas. O endereço é Av. Maestro Alberto Nepomuceno, 199 e vale a visita para aqueles que querem comprar presentinhos e lembranças.




Canoa Quebrada - Ida e volta somados deve dar uns 350 Km de viagem, mas se tiver tempo vale muito a pena. Lá fica a praia de Ponta Grossa que é belíssima com suas falésias avermelhadas, dunas e recifes. Cada lugar que acaba fazendo valer a pena cada segundo perdido na estrada. Tem mais de dez praias além de uma vila de pescadores.




Alguns restaurantes recomendados pelo site Férias Brasil:

• Cantinho do Faustino - Av. Beira Mar, 3.821 – Mucuripe – Cozinha regional

• Nostradamus - Av. Beira Mar, 3.980 (Hotel Gran Marquise) – Cozinha variada e não aceita trajes de praia.

• Vojnilô - R. Frederico Borges, 409 - Cozinha Peixes e frutos do mar

• Cemoara Frutos do Mar - R. Joaquim Nabuco, 166 (Hotel Mercure Apartments)

• Sorveteria 50 sabores - Av. Beira Mar, 4.690

Esses são somente algumas opções de destinos e restaurantes, existem vários outros que ficam para um próximo Post.
Divirtam-se e não esqueçam o protetor!!!

Até a próxima.

Nenhum comentário: