terça-feira, 27 de março de 2012

Maragogi - O Caribe Brasileiro

Por Helena Ruano


Maragogi é um município brasileiro do estado de Alagoas que está localizada a 140 km de Maceió, ela guarda as Galés, como são chamadas as extensas piscinas naturais formados pelos arrecifes a 6 quilômetros mar afora.
Sua economia é baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes polos turísticos regionais. 


Maragogi hoje é a porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco.


Suas praias têm mar tranquilo, areias finas e coqueiros a perder de vista.

Os passeio às galés é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais, tem águas transparentes onde os turistas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores. Os passeios duram em média duas horas e, para melhor aproveitar os mergulhos, vá à maré baixa e prefira as primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor. No verão, as águas ficam ainda mais claras.



A cidade dispõe de uma ótima infraestrutura hoteleira como dois hotéis mais luxuosos de Alagoas o "Salinas do Maragogi" e o "Miramar Maragogi Resort”.
Os atrativos de Maragogi não se resumem somente aos aquários naturais. Na direção de Pernambuco, as praias de Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue, com suas águas azul-esverdeadas, ganham ainda a rusticidade das vilas de pescadores, com casinhas simples e jangadas coloridas cruzando o mar.



Nas pequenas cidades ao redor, como Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, os programas incluem travessia de rio, visita às ilhas e passeios em meio a construções históricas, entre outras ao seu redor são lugares incríveis.

A gastronomia é outro ponto forte da região, com simples e bons restaurantes especializados em frutos do mar espalhados pelas praias e vilas. Não deixe de experimentar o famoso bolinho de goma, uma das coisas imperdíveis é degustar o bolinho de goma, uma guloseima típica da região semelhante aos sequilhos consumidos no Sul do país, feitos com mandioca e leite de coco. Os doces são feito em formato de concha, vendidos em restaurantes, praias, bares etc.

A melhor época para curtir as praias é no verão, quando o sol está firme e as águas bastante claras, para praticar esportes à vela, como wind e kitesurf, no final de outubro é uma ótima escolha.




Maragogi é de deixar qualquer um de boca aberta, é um lugar sensacional e que com certeza entrará em minha lista dos lugares que gostaria de conhecer.

Até logo,

Um Beijo, Equipe Afinal.

Nenhum comentário: