sexta-feira, 16 de março de 2012

Taj Mahal - Uma das sete maravilhas do mundo !

Por Helena Ruano


O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia. 

Classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, foi também recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

 A obra foi realizada entre 1630 e 1652, o monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
É também conhecido como a maior prova de amor do mundo. É revestido com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro torres. Os palácios e jardins de Shalimar de Lahore, também foram feitos em honra da sua esposa.
Pouco tempo depois do término da obra, Shah Jahan adoeceu gravemente. A lenda conta que passou o resto dos seus dias observando pela janela o Taj Mahal e, depois da sua morte, o sepultaram no mausoléu lado a lado com sua esposa.
Na época da rebelião hindu o Taj Mahal ficou muito deteriorado por falta de manutenção e alguns anos depois o vice-rei ordenou que fosse feita a restauração, e a remodelação dos jardins que ainda hoje se conservam.



O complexo encontra-se rodeado de um grande chahar bagh, (denominação de jardim persa) e inclui canteiros de flores, caminhos elevados, avenidas de árvores, fontes, cursos de água, e pilares que refletem a imagem dos edifícios na água.
Cada seção do jardim é dividida por caminhos em 16 canteiros de flores, com um tanque central de mármore a meio caminho entre a entrada e o mausoléu, que devolve a imagem refletida do edifício.
O objetivo destes jardins era de procurar a tranquilidade tanto espiritual como ponto de reunião dos amigos, ou seja, um paraíso na terra. O traçado dos jardins e as características arquitetônicas principais, como as fontes, caminhos de mármore e azulejo, e canteiros lineares do mesmo material.
O complexo está limitado por três lados por um muro em pedra vermelha. Após os muros, existem vários mausoléus secundários, incluindo os das demais viúvas de Shah Jahan e do servente favorito de Mumtaz. Estes edifícios, construídos principalmente com pedra vermelha, são típicos dos edifícios funerários da época.





O foco visual do Taj Mahal, ainda que não se localize no centro do conjunto, é o mausoléu de mármore branco, é visivelmente o mais espetacular elemento do conjunto.
A tumba descansa sobre um pedestal quadrado. O edifício consiste numa grande superfície dividida em múltiplas salas, onde as tumbas reais encontram-se num nível inferior.

A sala central do Taj Mahal apresenta uma decoração com formas mais elevadas da arte manual. O material usado para o revestimento já não é mármore ou jade, mas sim elementos decorativos mediante a joias e ouro. A sala principal contém ainda os túmulos de Mumtaz e Shah Jahan, obras-primas de artesanato.
A forma da sala é octogonal e ainda que o desenho permita ingressar por qualquer dos lados, só a porta sul, em direção aos jardins é usada habitualmente.


tumulo de Mumtaz ergue-se no centro exato da sala principal, sobre uma base retangular de mármore. Há uma pequena urna também de mármore.
E o de Shah Jahan está junto ao de Mumtaz, formando a única disposição assimétrica de todo o complexo. É maior que o da sua esposa, mas contém os mesmos elementos. 


É sem duvida uma das histórias e obras mais belas e espetaculares que nós temos pelo mundo.

Um Beijo, 
Até logo.

Nenhum comentário: