quinta-feira, 22 de março de 2012

Vietnã - A cultura e beleza que a guerra escondeu.




Por Tatiana Sanches


Quando as pessoas perguntam sobre o Vietnã o que vem a sua cabeça? Sabemos muito pouco a respeito desse país que tem muito a oferecer para o turismo. Esse post vai ser um apanhado geral sobre o que conhecer no Vietnã.

A Capital Hanói fica na região norte do país e viveu as principais guerras do Vietnã contra os chineses, franceses e americanos.

Os moradores gostam de ficar pela rua então para entrar no clima local, caminhe deliciosamente. Aproveite para conhecer o bairro antigo, onde poderá ver casas antigas e desbotadas, carros e motos, porém também é o lugar mais pitoresco da cidade. Não deixe de fazer um passeio de Riquixá pelo bairro é uma emoção diferente.

Na Capital também podemos encontrar o Templo de Literatura que por 700 anos funcionou a primeira universidade do país.



Há três horas da Capital podemos encontrar a Baía de Halong que é considerada uma das sete maravilhas naturais do planeta. Com suas formações rochosas em formato de “dente de dragão” sob um mar cor verde esmeralda. Há mais de 100 navios de diferentes empresas que fazem um passeio por essa Baía.



No centro do país podemos encontrar também a cidade Hoi Na, um reduto de comerciantes franceses e japoneses que se estabeleceram por lá em outros séculos.




Tem também Hue, cidade milenar e sua principal atração é uma cidade imperial. Cidadela construída em 1805 foi consideravelmente destruída durante as guerras, porém trata-se de um túnel do tempo para aqueles que a visitam.



A antiga Saigon que hoje se chama Ho Chi Minh fica ao sul e tem uma influencia ocidental fortíssima, ao contrário das demais cidades brevemente descritas acima.





O transito local lembra muito o da Índia, aquela coisa caótica e sem semáforos que só eles entendem. MUITAS motos que buzinam incessantemente, mas por incrível que pareça o transito flui ao contrário da nossa querida São Paulo.

Tem um transporte publico quase inexistente e isso talvez justifique a quantidade de motos. A velocidade é reduzida então quase não verão acidentes, mas devido a falta de faixas de pedestres atravessar as ruas pode ser uma aventura em determinados lugares.



Eles vivem sob um regime comunista, mas é bem mais leve que alguns vizinhos (Coréia do norte, por exemplo). As casas não são privadas, licenças são compradas para ser ter direito de moradia por 50 anos. As informações não chegam a tempo real, pois o governo as analisa antes de enviar a população.

É preciso visto para ingressar no país não importa a nacionalidade.

Não é recomendado comer em qualquer restaurante e muito menos nas barraquinhas das ruas, pois eles não são muito higiênicos no manuseio dos alimentos e para nós ocidentais isso significa problema na certa!!!


Os pratos normalmente são apimentados, porém não tem uma culinária muito excêntrica como em alguns países como, por exemplo, a China.

Eles usam muitos cremes e protetores solares, pois ter pele clara para eles significa que não é um trabalhador do campo. Questão de status!!

Sempre pechinchar nas compras e os calçados são de boa qualidade. Tomam sopa com franco ou carne no café da manhã, pois alegam dar força para o dia de trabalho. 90% da população são budistas, a moeda chama-se Dongue e a população total do Vietnã soma 90 milhões de pessoas.





Ainda não conheço pessoalmente o país, porém admito que “morro” de curiosidade e vontade de passar por lá. Esse post foi baseado em uma das muitas reportagens que li a respeito do Vietnã de Janeiro de 2012 no Panrotas (revista mensal para assinantes do turismo). Achei interessante dividir essas informações com vocês.



Até a próxima e boa viagem!!!

Nenhum comentário: