quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bento Gonçalves - Uma opção nas Serras Gaúchas



Por Tatiana Sanches


Bento Gonçalves fica a apenas 124 Km de Porto Alegre e tem uma população aproximada de 108 mil habitantes. Cidade repleta de pessoas com origens italianas e essa cultura está incrustrada no dia a dia da população local.





Pra quem gosta de uva, suco de uva, vinho e mesa farta,  Bento Gonçalves é um verdadeiro sonho com clima reservado e acolhedor do Sul do Brasil, além dos sabores marcantes da bebida.. Cidade com infraestrutura adequada para turismo, recepção simpática, deliciosa gastronomia, ampla agenda cultural, além de 78 vinícolas no município entre pequenas e as grandes (algumas inclusive exportam para diversos países). Muitas vinícolas você faz a visita guiada acompanhado por enólogos para uma melhor compreensão e apresentação do vinho.





Na época da colheita em especial (vindima – termina em 13 de março) existem tours de degustação onde ao final do passeio você pode experimentar a uva in natura, mas em outras épocas você consegue o Tour de degustação normal e acreditem vale a pena do mesmo jeito. A zona rural de Bento Gonçalves tem muita mata, porém o que mais consegue se ver são os parreirais sem fim.



Seguem algumas indicações de vinícolas:

Estrelas do Brasil Espumantes Finos: Você pode conhecer o Parreiral da propriedade, no distrito de Faria Lemos. Tem uma linda vista para o vale e você pode degustar o vinho sentada admirando tal vista.

Lovara Vinhas & Vinhos: Essa vinícola fica no roteiro turístico Caminhos de Pedra que tem várias atrações ligadas à imigração italiana (www.caminhosdepedra.org.br). Há visitas guiadas bem como a degustação de vinhos ao final do passeio.

Vinícola Salton: É uma das grandes vinícolas de Bento Gonçalves e recebe mais de 80 mil pessoas por ano para degustação e parada na loja. Possui também um lindo jardim florido na entrada.

Vinícola Cainelli: Os objetos pessoais da família por si só já valem a visita a sede. Tem uma produção considerada pequena , porém se gostar de algum vinho que não tenha lá, eles podem engarrafa-lo na hora.

Cristofoli Vinhedos e Vinhos finos: Teve ideias interessantes para diferenciar o passeio como refeições no edredon no parreiral para no máximo seis pessoas e almoço ou coquetel no Spazio del Vino o cardápio é saborosíssimo e com receitas criadas pelo Chef Laércio Vester.


Tem também excelentes restaurantes na cidade onde posso citar algumas opções: Casa Bucco, Trattoria Mamma Gema e Canta Maria Restaurante e Armazém.
Sem comentar sobre o passeio de Maria Fumaça que vai até Garibalde e é uma atração a parte

Ao conhecer Bento Gonçalves não perca a oportunidade de conhecer as demais cidade que formas as Serras gaúchas, tenho certeza que historicamente, culturalmente não irão se arrepender.



Um comentário:

Karina Motta disse...

Boa tarde! Também tive o prazer de fazer este passeio e amei! Também escrevi a respeito. Se quiser conhecer meu blog, acesse: http://blogviagenspelobrasil.blogspot.com.br/2015/05/um-brinde-vida-em-bento-goncalvesrs.html