terça-feira, 17 de abril de 2012

Hotel Pestana Convento do Carmo - Requinte no Pelourinho

Por Helena Ruano



Um convento secular de Salvador pode-se viver uma nobre experiência de hospedagem em um edifício histórico.

O Hotel Pestana Convento do Carmo no centro histórico de Salvador, junto ao Pelourinho, é um dos mais fabulosos hotéis da Bahia. Foi palco de grandes acontecimentos de nossa história. Após uma cuidadosa restauração foi o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil e tem uma importância do conjunto arquitetônico para a historia da colonização portuguesa. 

É considerado um palco da resistência às tropas holandesas em 1624 e das posteriores assinatura da rendição dos invasores. O convento teve sua construção iniciada em 1586 e permaneceu durante séculos como um dos mais imponentes prédios religiosos da Bahia, de propriedade de Ordem Primeira dos Freis Carmelitas.
Sua arquitetura é marcante e a sofisticação dos serviços garante uma experiência inesquecível.

Foi Convertido em 2005, pelo grupo Pestana, hotelaria de Portugal e se tornou peça chave no processo de revitalização do centro antigo da primeira capital do país. Logo se consagrou entre os mais prestigiados da America Latina.
Embora seja um antigo Convento, o Pestana Convento do Carmo é totalmente equipado com os mais modernos sistemas.

Por tudo isso e mais um pouco, passou a ser o ponto de repouso preferido da Presidente Dilma Rousseff em viagens oficias a Salvador. Mesmo transformado em um espaço de luxo, o prédio preserva as características históricas, como a parede de azulejos portugueses no restaurante e a sacristia revestida de ouro.

O Hotel dispõe de 79 Apartamentos e Suítes, 60 Apartamentos Luxos, 9 Suítes Junior, 9 Suítes Loft, 1 Suíte Master bem decorados e equipados. Destaca-se ainda pelo premiado restaurante Conventual, que mistura a culinária portuguesa á baiano.
E também pelo Bar de todos os Santos, próximo à piscina, no antigo pátio dos carmelitas.


O que mais impressiona é o peso da historia que lhe confere muito charme. Dá para começar o dia tomando café da manhã no claustro, em mesa voltada para o belo jardim. A noite pode-se caminhar pelos corredores como se o rápido passeio nos laçasse a séculos anteriores. Tendo uma das mais belas paisagens do Carmo, os navios ancorados no entorno do porto,
o lugar surpreende como ótimo exemplo de adaptação de prédios históricos e empreendimentos modernos, alem de sua hospedagem com muito luxo e muita historia a ser contada.

É uma ótima escolha para aqueles que gostam de se servir de conhecimentos e aproveitar as coisas boas que um hotel histórico pode lhes oferecer.

Até logo,

Um Beijo.
Equipe Afinal.

Nenhum comentário: