quarta-feira, 25 de abril de 2012

ILHA DE MARAJÓ...ECODESTINO PARA QUEM AMA A NATUREZA!!!


Por Bia Parra



Marajó é uma ilha maravilhosa na foz do Rio Amazonas, o mais extenso e caudaloso rio do planeta.

Metade do ano, de dezembro a maio, durante o inverno marajoara, o gigantesco Amazonas inunda os campos com uma lâmina d’água, transformando a maior ilha fluviomarinha do mundo num imenso arquipélago, que alcança cerca de 50 mil km², área superior à de vários países da Europa. Não sugerimos esta época para os viajantes que vão ao Pará pela primeira vez pois para se locomover na ilha só de barcos, cavalos e búfalos.

Já, de junho a novembro, quando o Rio Amazonas recua o Oceano Atlântico invade a orla de Marajó e nas praias a água doce é substituída pela água salgada. Uma das praias mais bonitas é Joanes, enseada com falésias que fica em Salvaterra, além de Barra Velha e das praias do Araruna e do Pesqueiro, todas localizadas em Soure.



Neste verão marajoara com a terra seca é possível observar a rica fauna da região, com dezenas de espécies de aves que proporcionam espetáculos belíssimos, como a revoada dos guarás vermelhos.

Outra coisa muito bacana e diferente da Ilha de Marajó é a grande tradição na criação de búfalos nas fazendas as quais oferecem cavalgadas pelos campos (épocas cheia e seca), trilha ecológica com observação da fauna e da flora, montaria em búfalos, um pequeno museu arqueológico com cerâmicas indígenas verdadeiras, e réplica de um cemitério indígena ao ar livre.

A doma de búfalos é imperdível assim como a cavalgada junto aos vaqueiros buscando os búfalos pelos campos. Esta atividade permite apreciar a natureza da região, vivenciando a rotina dos vaqueiros em seus trabalhos diários.

Para chegar à ilha, é preciso gastar quatro horas a bordo de barcos, balsas ou de um ferry-boat que parte diariamente de Belém pela manhã. Uma viagem inesquecível!!!

O que amo...

Claro, a comida!! Adoro peixe de água doce assado na folha de bananeira!!! Mas a culinária toda do Pará é divina. Sua base é fundamentalmente na cultura indígena, ou seja, na agricultura e pesca, e há poucas referências da culinária européia. Além disso, existem as frutas regionais, como o açaí e o cupuaçu.

Dicas para sua viagem :
Leve em sua viagem  roupas leves, filtro solar e é aconselhável vacinar-se contra febre amarela com pelo menos 15 dias de antecedência.


Participe do Carimbó, dança típica da região e muito agradável.
Faça um passeio de búfalo na ilha é inesquecível.
Visite o Museu do Marajó, que além das atrações do museu, possui uma particularidade que possibilita a visão completa seja qual for o angulo que esteja do horizonte.


Informações úteis:
Código de Discagem Direta à Distância (DDD): 91
Código de Endereçamento Postal (CEP): 66053-000
Unidade da Federação: Pará
Área: aproximadamente 50.000 km²
População: cerca de 250.000 habitantes
Distância de referência: Belém – 87 km
Há boas opções de hotéis e pousadas. O mais interessante, porém, é ficar nas fazendas, que já organizam os vários passeios.

Uma boa opção de Roteiro para você que nunca foi para lá (Ambiental Turismo):
1º Dia - Origem / Belém (gostamos do Crowne Plaza Belém)
2º Dia - Belém - Ilha do Marajó - Fazenda Nossa Senhora do Carmo
Fazenda Nossa Senhora do Carmo
Às 05:30hs da manhã, saída para o porto de embarque para a Ilha do Marajó em navio ou ferryboat. Saída da embarcação às 06:30hs, com chegada à Ilha prevista para 09:30hs. Após chegada na ilha (Camará), embarque em canoa motorizada subindo o rio Camará para a Fazenda Nossa Senhora do Carmo (duração de 1h). Chegada na Fazenda, suco com frutas regionais e café de boas vindas. Almoço e a tarde, passeio para observação das espécies de fauna. No final da tarde retorno a fazenda para jantar.
3º Dia - Fazenda Nossa Senhora do Carmo
Dia inteiro de atividades na fazenda. Opções como passeios a cavalo marajoara ou em búfalos, passeios em caiaque, canoa motorizada, caminhadas e focagem de animais de hábitos noturnos.
4º Dia - Fazenda Nossa Senhora do Carmo
Dia inteiro de atividades na fazenda. Opções como passeios a cavalo marajoara ou em búfalos, passeios em caiaque, canoa motorizada, caminhadas e focagem de animais de hábitos noturnos.
5º Dia - Ilha do Marajó - Belém
Após o café da manhã último passeio pela região. Almoço e a tarde, retorno em lancha ao porto de Câmara. (Horário de retorno às 15:00hs). Chegada em Belém e traslado para o hotel (sugerimos o Crowne Plaza Belém).
6º Dia - Belém
Belem
Às 08:30hs saída para City Tour incluindo Mercado Ver o Peso, Cidade Velha com Forte de Castelo e projeto Feliz Lusitânia, Basílica de Nazaré, Pólo Joalheiro São José Liberto, Teatro da Paz, Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi. Após o almoço visita ao Mangal das Garças e Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. Retorno para o Hotel.
7º Dia - Belém / Origem - Saída para o aeroporto e embarque com destino à cidade de origem.

Enfim... o Brasil é muito grande e igualmente encantador.. tá aí mais uma deliciosa opção de turismo para aventureiros e toda a família.

Um beijo e até amanhã

Inspirações

Nenhum comentário: