quarta-feira, 4 de abril de 2012

O BONITO DE BONITO NO MATO GROSSO DO SUL.

Por Bia Parra



A gente até poderia achar que Bonito seria uma pacata cidadezinha do interior se, em meados dos anos 70, o peão de uma fazenda não tivesse descoberto um buraco no chão. Dentro do buraco de 72 metros de profundidade - batizado de abismo Anhumas - havia um imenso lago de águas cristalinas tomado por estalactites.  Com o tempo este buraco, a encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e repletos de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística, tornando a região, na década de 90, uma espécie de Disney ecológica. Cavernas e quedas d´água transformaram-se em pano de fundo para a prática do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejadas e circuitos de arvorismo; e os rios - verdadeiros aquários naturais graças ao calcário das rochas que contornam os leitos - viraram cenários para mergulhos autônomos e livres.


Este santuário do turismo sustentável tem uma estrutura invejável quando o assunto é preservação e exploração da natureza de maneira responsável. Por questões ambientais, os passeios que levam a cachoeiras, grutas, trilhas e nascentes são obrigatoriamente acompanhados por guias...maravilhoso, né gente!!! Adoro seriedade com o que é nosso!!!
Há várias opções de hospedagem, mas hoje quero destacar uma em especial principalmente para aqueles que não abrem mão de alguns luxinhos mesmo querendo vivenciar uma experiência única de vida selvagem.

O Wetiga Hotel é um lugar singular. Tudo em seu projeto foi cuidadosamente pensado. A grafia WETIGA foi aproximada da pronúncia original da palavra - pronuncia-se "uetirrá", que significa "pedra" na língua indígena Kadiwéu. Seu projeto arquitetônico foi inspirado na exuberante Natureza de Bonito e planejado para dialogar com os cinco sentidos de seus hóspedes. Os detalhes lúdicos e matérias-primas ambientais nos remetem às curvas assimétricas e naturais das trilhas, dos galhos, das águas dos rios, das folhas e flores, tudo é muito bacana e muito cuidado.

Depois de muitas alternativas de passeios e deslumbres por bonito, é maravilhoso voltar ao Wetiga e se jogar em um dos seus confortáveis apartamentos com sacada voltada para a piscina, excelente ducha com aquecimento central, espaçosas suítes com banheira de hidromassagem e depois se jogar no restaurante com a deliciosa culinária típica da região.

A apenas 290 km do Aeroporto de Campo Grande e apenas a 13 do Aeroporto de Bonito, o acesso é bastante tranquilo...

FLUTUAÇÃO - Nadar nos rios da região é como mergulhar em um aquário, tamanha a visibilidade que alcança dezenas de metros. A sensação é garantida graças à composição puramente calcária das rochas onde nascem os rios.
Onde: LAGOA MISTERIOSA, RIO DA PRATA, RIO BAÍA BONITA (AQUÁRIO NATURAL), RIO SUCURI e RIO FORMOSO.





CACHOEIRAS EM BONITO - A abundância de rios na região forma uma infinidade de cachoeiras, saltos e corredeiras de águas cristalinas. Acessíveis por trilhas, proporcionam refrescantes banhos em piscinas naturais e descortinam paisagens de tirar o fôlego.
Onde: BOCA DA ONÇA, ESTÂNCIA MIMOSA, PARQUE DAS CACHOEIRAS, RIO DO PEIXE e RIO AQUIDABÃ.

BÓIA CROSS - A descida pelas corredeiras do rio Formosinho é feita em bóias individuais. Durante o percurso, de quase dois quilômetros, é possível observar os peixes e a flora da região.

ARVORISMO - A atividade é realizada na copa de árvores nativas como aroeira, bálsamo, ipê, figueira e peroba. O circuito de três quilômetros, repleto de obstáculos em meio a plataformas que chegam a 20 metros de altura, reúne tirolesa, ponte suspensa e falsa baiana.

Enfim, momentos de muita aventura no melhor mundo natural de um Brasil nativo!!!

Um Feliz Pascoa a todos!!!
Voltamos na próxima segunda feira!!
Beijo e até lá.

Nenhum comentário: