quinta-feira, 14 de junho de 2012

Machu Picchu - Quem se anima?




Por Tatiana Sanches

Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno Machu Picchu é na América do Sul, mais especificamente no Peru. Tombado pela Unesco em 1983 como Patrimônio da Humanidade é a maior e mais conservada ruína Inca das Américas.
Conhecida pela energia e espiritualidade é também muito famosa para os aventureiros de plantão, pois existem várias opções de trilhas, trekkings além dos sítios arqueológicos.



Para nós Brasileiros vale uma escapadinha de pelo menos uma noite em Lima, cidade grande com belos lugares para conhecer entre museus e bons restaurantes. Seguindo posteriormente para Cusco que é o ponto de partida para qualquer visita a Machu Picchu. 





Nessa temos que tomar conta do corpo, pois a altitude (3,4 mil metros) pode atrapalhar no começo, então se recomenda muita água e evitar álcool até se ambientar. Tirando isso Cusco é muito interessante e com vários lugares para ver e conhecer como a Catedral de Cusco, o complexo de Qorikancha (conhecido como Templo do Sol), o Convento de Santo Domingo Del Cusco entre outros lugares.



Voltando a Machu Picchu temos umas dicas importantes:

  •  Levar o passaporte quando for ao Parque para adentra-lo será solicitado
  • Vá com roupas confortáveis e tênis
  •  Não esqueça filtro sola, repelente, óculos escuros e muita água
  •  Não é permitida entrada com comida ou qualquer bebida que não seja água
  • Não é obrigatório, mas eles consideram simpático carimbar passaporte na saída do parque


O parque recebe mais de 5000 mil turistas por ano e a subida as vezes exige uma parada pois as subidas são íngremes e exigem um certo esforço, mas tudo terá valido a pena na hora que chegarem no ponto mais alto e puderem contemplar toda a beleza natural, fora a atmosfera mística que Machu Picchu possui.







Depois ainda temos que passar pela área sagrada e conhecer os principais templos como: o do sol, o das três janelas e o conhecido como “principal”, finalizando com Intiwatana, um observatório solar para medir solstícios e equinócios.





Não é incomum encontrar praticantes de Ioga espalhados por lá fazendo meditação alheios aos barulhos, porém por se tratar de um lugar sagrado pede-se evitar conversas em alto rom bem como gargalhadas.


Há quem diga que Machu Picchu emana uma energia diferente e única, só conhecendo para saber!!! Quem se anima???

Até a próxima!!!

Nenhum comentário: