terça-feira, 31 de julho de 2012

HOTEL SOLAR DA PONTE EM TIRADENTES, CHARME E MUITA HISTÓRIA


Por Bia Parra



Devo confessar que esta foi uma viagem que eu nunca esqueci...

Eu era pequena, com aproximadamente uns dez anos quando meu Pai resolveu que iríamos passar a semana da Páscoa nas cidades históricas. De verdade acho que ali me apaixonei por tudo que se referia a turismo, cultura e história.

Foi de fato uma aula a céu aberto.

Meu Pai com toda sua cultura, paciência e linguagem super adequada a minha idade me ensinou muito e com isso veio meu amor a toda linda Minas Gerais.

Mas devo dizer que o que mais me encantou foi a cidade de Tiradentes.  Mariana também é bem especial, mas falarei de lá em outro momento.


Um pouquinho da história... a Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. No fim do século XIX os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Mas foi o inflamado Silva Jardim que, de passagem por São José, sugere em seu discurso que o nome da cidade fosse trocado para o do herói, em lugar de um rei português. Com a proclamação da república recebe o atual nome "Cidade e Município de Tiradentes". Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.

Ainda existem na cidade excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII,  como o Sobrado Ramalho, nos quatro cantos; o Sobrado do Aimorés Futebol Clube, na Rua Direita; o Prédio da Prefeitura com suas sacadas de ferro batido e sótão;  a casa nº 114 da Rua Padre Toledo, com forros pintados, representado os cinco sentidos; a casa do Largo do Ó nº 1 com forros pintados e três casas com antigas janelas de rótula, na Rua direita.



Uma das melhores coisas para fazer em Tiradentes é comer... muito e bem!!! Tem tudo que amo e que me remete à minha infância... como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango a molho pardo, frango com "ora pro nobis" (erva trepadeira com grande teor nutritivo) e os doces... canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque e todas as compotas maravilhosas...


Mas para esta experiência ser verdadeiramente incrível, é muito importante escolher muito bem o lugar onde ficar e assim sugiro que seja o delicioso Solar da Ponte.

O hotel tem a melhor localização de Tiradentes, já que, mesmo estando a alguns passos da Praça da Matriz, conta com uma enorme área verde em sua propriedade. O casarão do hotel é incrivelmente charmoso. No café da manhã a companhia de uma série de pássaros no jardim, lindo e bucólico, a cara de Minas.

No fim da tarde, um tradicional e caprichado chá numa sala especial do hotel.
O hotel combina muito bem arte, conforto, alguns toques de sofisticação, criando uma atmosfera deliciosa.

Aproveite a sauna e a piscina, num lindo jardim... adoro, adoro adoro!!!

Sendo um dos sócios fundadores da Associação Roteiros de Charme, o Solar da Ponte, mantém um padrão de qualidade que privilegia a hotelaria diferenciada, onde o único objetivo é uma experiência inesquecível de encantamento e de acolhimento, em contato direto com a cultura local : na mobília, na arquitetura, na gastronomia, nas artes e no povo mineiro, naturalmente hospitaleiro.. achamos que é um momento único para entrar no clima da história do Brasil.

Desfrutem porque este vale a pena.
Um beijo e até amanhã
 

Solar da Ponte Tiradentes, MG – Brasil

Fone:  (32) 3355 1255

www.solardaponte.com.brwww.solardaponte.com.br

Nenhum comentário: