terça-feira, 14 de agosto de 2012

CADEADOS DO AMOR - PONT DES ARTS

Por Helena Ruano



Como passar em Paris e não fazer uma pausa para apreciar, fotografar ou até mesmo deixar a sua marca?

A ponte está localizada bem pertinho do Louvre e de frente para a Pont Neuf, ela foi construída entre 1981 e 1984, antes construída pela primeira vez entre 1802 e 1804. Por causa dos danos causados pela Guerra Mundial, até mesmo por barcos em colapso com a ponte foi refeita e então se tornou uma parada muito bacana principalmente para os turistas.

Pont des Arts é uma prova de que existem milhares e milhares de pessoas apaixonadas pelo mundo, todos que passam por ali encontram muito amor em forma de cadeados de todos os tamanhos, tipos, pinturas e recados, um mais legal que o outro. É uma criatividade!

 A lenda diz que o casal que tem seu cadeado preso na grade da ponte e jogar a chave nas águas do Sena, que segundo a tradição teria se originado na China, ficará para sempre juntos e é por isso que faz tanto sucesso.
A cada cadeado colocado lá a ponte se torna mais bonita e diferente. Muitos colocam apenas um cadeado comum, mas a aqueles que se divertem colocando as inicias dos nomes, frases e quanto maior o tamanho, maior o amor. 



E as febres dos cadeados do amor se espalharam pelo mundo em Vilnius, na Lituânia, na Via dell’ Amore, em Cinque Terra, em Seul, na Coreia da Sul, em Roma e é claro , em Paris.

Tem também mais duas pontes cheias de cadeados além da Pont des Arts, e uma delas é ainda mais cheia, a Passarelle Léopold Sédar Senghor. A outra fica atrás da Notre Dame a Pont de L’Archevéche.
Atualmente (2012) na ponte mais famosa que é a Pont des Arts já são mais de 3.000 cadeados. Haja amor!

Pouco tempo atrás todos os cadeados sumiram da ponte da noite para o dia e ninguém sabe dizer ao certo quem foi que os retirou, porém o mais provável é que a prefeitura de Paris tenho feito com a preocupação de não danificar um patrimônio da cidade.
Logo após esse episodio, durou pouco tempo para que os apaixonados voltassem a colocar tudo de novo.


Nesse momento de muito amor, vamos nos despedir que amanhã tem muito mais.


Até logo,

Um Beijo, Afinal! 



Um comentário:

BOAeBELAVIDA disse...

Estou fazendo uma campanha
para que Porto Alegre
tenha um monumento de amor.

Estou pedindo que os apaixonados coloquem
seu CADEADO DO AMOR, na Fonte Talavera,
(na Praça Montevideo)
com o nome dos apaixonados
que desejam que o amor
seja infinito enquanto dure.

Vá lá e coloque teu cadeado

Aquele abraço

Iraja' Heckmann