quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TÓKIO UMA CIDADE INTENSA E PULSANTE...

Por Bia Parra



Conforme o combinado, darei sequência aos capítulos do Japão by treinamento Teresa Perez..

Hoje vamos falar sobre a capital Tókio.

A cidade se tornou a capital do império em 1868, quando passou a se chamar Tókio (antiga Edo). Sofreu grande destruição duas vezes, uma em 1923, quando foi atingida pelo Grande Terremoto de Kanto, e outra em 1944/1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade e mataram mais de 150 mil pessoas.

Embora Tókio seja considerada uma das cidades mais importantes e movimentadas, ela não é tecnicamente uma cidade, e sim uma metrópole constituída por vários bairros, cidades primárias, secundárias, vilas e ilhas do Oceano Pacífico, sendo que cada uma delas possui um governo que opera em nível regional. Tókio possui a maior concentração de sedes de empresas comerciais, instituições de ensino superior e entretenimento do país, assim imaginem a quantidade de gente circulando, trabalhando, se divertindo...

Tókio bairro a bairro...

- Ginza: O sofisticado distrito de Ginza é a síntese da incrível capacidade de Tókio de reunir diferentes estilos, épocas e tradições em um único contexto, transformando as diferenças em uma cultura por si só, como a marca de uma nova época. Recomendado para adultos, homens de negócios. Excelente lojas e boutiques como om um número crescente de grifes como Chanel, Hermès, Cartier e Mikimoto...o luxo do luxo!!!
- Roppongi: bairro mais agitado, com vida noturna agitada. Indicada para jovens. Onde ficam as baladas.
- Shinjuku: centro comercial e administrativo, com vida noturna agitada. Possui a maior estação de metro da cidade, com mais de 80 saídas;
- Harajuku: Possui a rua considerada a Champs Elysees japonesa (Omotesando), com lojas de grife. Também possui alta concentração de pessoas com hábitos e vestimentas inusitados;

- Akihabara: é a Meca da tecnologia e do consumo, onde é possível encontrar os itens que se imagina ser ‘do futuro’.

E também tem multiplas escolhas para visitas, vejam as que mais gostamos...

- Kabuki-za Theater (Ginza): Kabuki é uma expressão teatral única, originada no século 17. Suas muitas particularidades incluem roupas fabulosas e coloridas, máscaras assustadoras, coreografias precisas, música exótica e elenco 100% composto por homens, representando tanto os papéis masculinos quanto os femininos. As peças são bastante longas (de 3 a cinco horas de duração) e por isso é possível comprar os chamados “Makumi” tickets, ingressos para apenas um ato da performance.
A tradução da palavra kabuki é “diferente” ou “chocante”.

- Nihonbashi (bairro): Adjacente a Ginza, Nihonbashi é um dos mais elegantes distritos ou bairros de Tókio. Sua história começa na ponte sobre o rio de mesmo nome, de onde originaram todas as estradas japonesas, na época em que Tókio se chamava Edo e o Japão era regido pelo sistema feudal do shogunato (século 17). Nihonbashi prosperou como uma cidade mercante, onde comerciantes de quimono abasteciam o Castelo de Edo. Hoje, Nihonbashi ostenta as melhores lojas de departamentos de Tókio. É onde está localizado o elegante e moderno Mandarin Oriental Hotel (que recomendamos)

- Jardim do Palácio Imperial (Imperial Palace Garden): O Palácio Imperial ocupa o lugar do antigo Castelo de Edo (Edo Castle), sede do shogunato de Tokugawa que dominou a cena política japonesa entre 1603 e 1867. Após o que a história chamou de Restauração Meiji que restituiu o poder imperial e encerrou o sistema feudal do shogunato, o Castelo se tornou o Palácio Imperial e também residência para a família imperial. São seus jardins que encantam centenas de visitantes, todos os dias, com exceção das segundas-feiras. O lugar também reserva outros atrativos e monumentos remanescentes do Castelo de Edo, como seu portão e a torre de vigia.

- Tsukiji Fish Market (Mercado de Peixe): Este é o maior e mais extraordinário mercado de peixe do mundo, comercializando aproximadamente 2,2 milhões de quilos de pescados diariamente. Sugerimos a visita guiada às 05h30 da manhã, horário em que acontece o leilão de atum. Depois de assistir (em silêncio) a este exótico espetáculo, o melhor é simplesmente observar a variedade e a incrível organização do mercado, atentando para as regras locais que exigem que os turistas se portem de maneira silenciosa e “invisível”. O mercado Tsukiji oferece ainda o melhor “sushi breakfast” de Tókio.

- Asakusa e Templo de Kannon (Sensoji): Um dos bairros mais antigos de Tókio abriga também o mais antigo templo da cidade, Sensoji – lembrança viva da era Edo (1600-1868). O templo guarda a imagem sagrada de Kannon, a deusa da misericórdia e compaixão infinita. Destaque para o portão Kaminarimon com sua grande lanterna vermelha pendendo ao centro e para as estátuas dos outros deuses que protegem Kannon: Fujin, Deus do Vento e Raijin, Deus do Trovão. Um enorme incensário de bronze fica em frente ao templo, expelindo fumaça à qual se atribuem poderes curativos. O lugar também abriga o segundo pagode mais alto do Japão.Próximo ao templo, o comércio da Rua Nakamise oferece de tudo: de artesanato tradicional japonês a biscoitos de arroz e perucas de gueixa.

- Ueno (bairro e parque): Famoso pelas cerejeiras em flor na primavera e pelos tons de vermelho e ocre que tingem suas paisagens no outono, Ueno é ao mesmo tempo um bairro, um parque (o maior e mais antigo do Japão) e um complexo cultural, proporcionando uma atmosfera autêntica e muitas descobertas. Dentro dele está a maior concentração de museus da cidade, incluindo o Museu Nacional de Tókio, o Museu Nacional de Arte Ocidental (Western Art), o Museu Nacional de Ciências e o Museu Shitamachi que representa aspectos da vida cotidiana de Tókio entre o fim do século 19 e o início do século 20. Além disso, templos, monumentos e um belo lago forrado de lótus gigantes, contribuem para compor o cenário cercado pelo impressionante skyline de Tókio. O parque abriga também dois dos poucos edifícios que resistiram ao terremoto de 1923 e aos bombardeios da Segunda Guerra: o colorido templo Kiyomizu Kannondo, dedicado a Kannon, deusa da misericórdia, e o monumento Toshogu, em homenagem ao primeiro Shogun Tokugawa, do século 17 – considerado Tesouro Nacional. Em Ueno também estão o Mercado Ameyoko e o Jardim Zoológico com mais de 300 espécies de animais, entre eles o panda gigante, presente especial dos vizinhos chineses.

- Museu Nacional de Tókio (Tokyo National Museum): O maior museu do Japão possui acervo relacionado às histórias do Japão, da China e da Índia. Fechado às segundas-feiras.

- Museu Nacional de Ciências (National Science Museum): As últimas descobertas e inovações do mundo da Ciência são exibidas neste museu. Muitas das atrações são interativas e populares entre as crianças. Fechado às segundas-feiras.

- Museu Hitamachi: Também em Ueno, este museu é um dos preferidos entre adultos e crianças, recriando a atmosfera da vida cotidiana dos habitantes de Tókio nos séculos 19 e 20 (entre a Restauração Meiji em 1868 e o grande terremoto de 1923). Fechado às segundas-feiras.

-Mercado Ameyoko: O mercado mais vibrante de Tókio merece um destaque especial em Ueno. No pós Guerra, durante a ocupação americana, ganhou status de “mercado negro”. Hoje mais de 500 “barracas” amontoam-se em apenas 400 metros de extensão para vender de tudo: frutas, legumes, comidas típicas, temperos raros, tênis, jeans baratas e produtos “inspirados” em designers internacionais. As multidões são parte da experiência. Mais autêntico impossível.



- Museu Metropolitan (Tokyo Metropolitan Art Museum): Exposições temporárias e shows no saguão principal apresentam da tradicional arte japonesa ao Art Nouveau. Fechado às segundas-feiras.




- Ryogoku (bairro): Logo no início do período Edo (Shogunato Tokugawa), a região ao redor da Ponte Ryogoku floresceu como um importante centro comercial. Hoje a área é conhecida como o bairro do Sumo, girando em torno do Shinkokugikan Stadium, onde acontecem importantes torneios. Fãs do esporte nacional do Japão podem visitar o Museu do Sumo que exibe uma variedade de exposições relacionados à luta. O bairro abriga também o Museu Edo Tókio (Edo Tokyo Museum)

- Museu Edo Tókio (Edo Tokyo Museum) : Assemelhando-se a uma nave especial gigantesca, o museu abriga coleções que narram a história do Japão durante o Período Edo, quando o Shogunato Tokugawa dominava a cena política do país, comandando um sistema feudal (1600-1868). O museu fecha às segundas-feiras.

- Meiji Jingu Shrine (Santuário Meiji): Um dos mais belos e plácidos refúgios de Tókio, o Santuário Meiji é dedicado ao Imperador Meiji, considerado o “Pai do Japão Moderno” que reinou de1868 a 1912. O prédio atual data de 1958, tendo sido reconstruído depois da Segunda Guerra Mundial. O parque que cerca o memorial está repleto de árvores ancestrais, criando um bosque exuberante em plena metrópole. Em junho, um extenso campo de íris floresce e encanta os visitantes.

-Yanaka (bairro): Abrigando a maior concentração de templos de Tókio, dos grandiosos aos mais modestos, a pitoresca área de Yanaka sobreviveu a muitos dos revezes do passado. Escapou praticamente ilesa dos grandes eventos que destruíram a maior parte da cidade (incêndio do séc. XVII, terremoto de 1923 e bombardeio da Segunda Guerra), vivendo sob uma espécie de encantamento, preservando a atmosfera tranquila e poética da velha Tókio.

-Tokyo Water Cruise: O passeio de barco pelo Rio Sumida permite observar Tókio sob uma perspectiva totalmente diferente. Passando por 12 pontes, cada uma com características e cores distintas, o barco pára em um antigo jardim imperial (Hama-Rikyu), antes campo de caça para o shogun Tokugawa.

- Rinkai Fukutoshin: Projetada para ser um complexo temático de lazer e tecnologia, a “Cidade do Arco-Íris” está ligada ao centro de Tóquio por um moderno trem monorail, passando por belas vistas da Baía. O complexo inclui estádios esportivos, shoppings e inúmeras atrações, muitas ainda em construção. Dentre os destaques está Tokyo Joypolis que apresenta atrações com a mais avançada tecnologia de realidade virtual. Há também o Museu da Ciência Marítima, com o simulador de um rio virtual.

E como uma grande viagem merece uma grande experiência de hospedagem, adoramos estas  duas opções de Hotéis...

Mandarim Oriental Tókio
 www.mandarinoriental.com/tokyo/
Localizado no centro, no bairro Nihonbashi, que foi o antigo centro de Tóquio e agora se tornou uma nova área comercial; Está ao lado da famosa loja de departamentos Mitsukoshi; Ocupa os nove andares mais altos da Torre Nihombashi Mitsui.
Seu estilo contemporâneo é divino e todas acomodações possuem vista panorâmica para cidade, sem a obstrução de outras construções.
Indicamos principalmente para adultos. Tem 06 restaurantes (três deles com 1 estrela Michelin), 03 bares, Spa, sala de ginástica,  salão de beleza e aulas de yoga e culinária.
O Spa é um dos pontos fortes do hotel, divino!!!

Park Hyatt Tókio
http://tokyo.park.hyatt.com/hyatt/hotels/index.jsp
O Hotel fica no centro de Shinjuku, o bairro que oferece o que há de mais vibrante em termos de negócios e entretenimento. Sua decoração moderna encanta desde a entrada. O hotel fica ao lado de um parque, portanto suas acomodações tem vista de toda a cidade.
Esta é uma opção para moçada e casais mais modernos. Tem  04 restaurantes e 02 bares, Spa, sala de ginástica, piscina coberta com vista linda para a cidade.

Bom, como falei, muitas informações do Japão...na semana que vem tem ainda mais...
Um beijo e até lá.

*Inspiração: Teresa Perez Tours – momento Café com Viagem

Nenhum comentário: