segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A LINDA LYON E SUA REGIÃO MARAVILHOSA...


Por Bia Parra



Vinhedos de Beaujolais, cozinha gourmet, os canais de Annecy,  a agia Èvian...sáo apenas uns dos poucos motivos para conhecer Lyon.

Lyon é pura sedução!!!

Culta, animada, amante das artes, é uma cidade única. Antiga capital mundial da seda (séc. XIX), a cidade enche os olhos pela beleza e opulência de sua arquitetura, cheia de edifícios seculares especialmente na parte velha , Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Os dois rios, Rhône e Saône, dão o charme todo especial com sua história chia de significados e simbolismos. O Rhône é un fleuve ( masculino), um rio grande. A Saôn é un rivière (feminino),  um rio menor que desagua em um rio maior.  Os dois correm paralelos até o ponto, no sul de Lyon, em que a Saône desagua no Rhône. É possível verificar este contraste entre masculino e feminino nas duas porções da cidade mais próximas de cada rio através das lindas obras de arte espalhadas pela cidade.

Talvez uma das coisas mais prazerosas de se fazer na linda Lyon seja comer, de verdade se jogar na alta gastronomia, Paul Bocuse renomado chef local conhecido por todos nós que o diga. Mentor de grandes chefs e senhor da nouvelle cuisine, sugere além de seu maravilhoso  L’Auberge du Pont de Collonges, que o visitante de Lyon deve se “jogar” nas mais diversas brasseries e aproveitar a deliciosa gastronomia local.

Para quem está em Lyon uma ótima pedida é ir em Beaujolais um pouquinho mais ao norte. Uma região linda cheia de aldeias e chateaux e delicioso vinho.  Os produtores são pequenos ou grAndes, não importa, são todos muitos receptivos e adoram receber visitantes, claro, todos tem muito orgulho de suas produções.

Para quem quer se aventurar a rumar para alguma estação de ski como Chamonix, Les Gets ou Megève, o imperdível é passar por Annecy, a Veneza dos Alpes.  O segundo maior lago da França e um dos mais limpos do mundo, o visu é incrível. Passear de barco neste lago é muito bacana, vale a pena.

Caso ainda tenham tempo, é incrível passar por Évian-les-Bains, e claro, encher uma garrafinha de água na fonte que alem de estar bem no cento da cidade é uma linda obra Art Nouveau.



De verdade esta é uma região deslumbrante pra se jogar mesmo. Aproveitem, para conhecer Lyon de bicicleta, ir ao mercado Les Hailes Paul Bocuse, subir na colina de Fouviere e visitar a Basilica, desfrutar de uma experiência gastronômica em um bouchon e beber uma garrafa de Beaujolais , desfrutem de verdade porque a região é única.


Um beijo e ótima semana



*Inspiração 1: http://pictolirica.mtma.com.br
*Inspiração 2: Rotas & Destinos – nº 198

Nenhum comentário: