quarta-feira, 3 de outubro de 2012

UM GIRO PELA ANDALUZIA...


Por Bia Parra



Pedacinho abençoado da Península Ibérica cheio de tradições e costumes especiais.

O sangue é quente, a alma é ardente e a tourada o grande orgulho. O flamenco é a pura beleza e poesia e a presença islâmica está presente na herança da cultura, da arquitetura, na religião, na identidade desta que é a parte mais pitoresca, e para mim, especial da Espanha.

Eu e marido Edu fomos há uns cinco anos atrás e vou falar, foi divino... uma viagem inesquecível e cheia de significados já que a família dele tem origem árabe!!!

Partimos de Madri de trem para Sevilha, capital histórica da Andaluzia.

Sevilha é pulsante. Podemos defini-la como um centro artístico-cultural e por isso atrai pessoas durante o ano inteiro atrás de obras de Diego Velásquez e Murillo.

Muita história também pode ser contata através de tesouros como o Real Alcázar, uma fortaleza usada como residência real na época dos ricos califas entre o século VII e XIII. Com a tomada cristã passou a ser ocupada pela monarquia espanhola, acomodação até hoje do Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia quando estão na região... chic, né?! O lugar é lindo mesmo, cheio de referências arquitetônicas islâmicas, mudéjar, gótico e renascentista... imperdível!!!

Mais belezas podem ser vistas no centro histórico como a Giralda, uma torre de quase 10 metros que foi erguida como minarete da antiga mesquita, um lindo campanário.  A Catedral de Sevilha, uma construção gótica incrível, foi construída no lugar da antiga mesquita.  A beleza e grandiosidade são impressionantes... Quem aguentar pode subir no alto da Giralda (eu não fui), mas dizem que a vista é deslumbrante.

Momento incrível para a gente foi caminhar, e se perder, pelas ruelas e becos no bairro de Santa Cruz (La Juderia). Carro não entra. A boa pedida e sentar nos bares e restaurantes de lá e curtir o clima delicioso do ar quente de Sevilha.

Para quem quer ver o autentico flamenco, a La Carboneria, um antigo armazém de carvão, é a melhor pedida. E para quem quer ver uma tourada (eu vi e vou dizer, é bastante impactante) vá para a Plaza de Toros no calçadão Cristóbal Colón.



Saindo de lá, pegamos um carro rumo a Ronda... o lugar é lindo. Uma cidadezinha pequena e charmosa com vistas lindas, hotéis românticos e restôs charmosíssimos!!!

Rumamos a Córdoba, cidade em que os árabes começaram o seu grande império.

Um dos pontos fortes da cidade é a Mesquita de Córdoba no centro antigo e rodeado por muros de arenito. É uma visita impressionante!!! Tudo muito majestoso com colunas de mármore branco e vermelho.
Para prestar atenção: Mistura presente de estilos arquitetônicos árabes e cristãos datados dos respectivos anos de dominação de cada uma das religiões. Rico e incrível!! Um lindo exemplo é o Palácio dos Reis Cristãos de Córdoba.

Não percam a visita ao bairro judeu da cidade... é super charmoso com suas ruas estreitas  e cheio de casinhas brancas...tudo muito lindo!!! Imaginem a Vila Madalena branca... é mais ou menos isso, todo descolado!!!

Saímos de lá e fomos para Granada!!!

Reduto mouro, o maior símbolo de sua cultura é o Alhambra e seu Palácio Generalife, último símbolo da resistência islâmica frente ao poderio cristão no séc. XII.  (Patrimônio da Humanidade pela UNESCO).
O lugar é maravilhoso, no verão tem visitas noturnas, são lindas!!! Destaque para o Pátio dos Leões. Doze deles esculpidos em mármore com uma fonte no meio do pátio. 

Aqui vai uma dica: Indico que entrem no site do Alhambra (www.alhambra.org) ainda no Brasil e compre os ingressos para visita porque o risco de não conseguir comprar na hora é enorme e daí, nem vale a pena ir até a Granada!!!

Mas acho que o que mais me apaixonou em Granada foi o aroma de especiarias, as cores dos produtos em mercados, as ervas para chás e temperos, dos sabores... é mágico!!

Granada é feita de diversidade, de beleza, de pluralidade...

Enfim, super recomendo a Andaluzia... é uma região linda, intensa, cheia de história e muito vibrante...a influência moura, a presença judia e a imponência cristã fez da região um destino único!!!

Um beijo e até amanhã

Nenhum comentário: