quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CAÑO CRISTALES – O RIO DAS 5 CORES...




Por Tatiana Sanches



Para os amantes de aventuras e ecoturismo tenho uma novidade fresquinha, mas ainda com pouca estrutura para visitação.
Na Colômbia, mais especificamente ao lado de La Macarena na Província de Meta encontra-se o Parque Nacional da Macarena.
Nesse parque encontraremos o Rio Caño Cristales que alguns dizem ser “o rio das 5 cores” outros dizem ser “o rio que escapou do paraíso” e por ai vai...




São 100 km de comprimento e 20 metros de largura onde poderão ver cascatas, cachoeiras, torrentes e pradarias naturais, além de túneis gigantes e vegetação abundante e muitas cores. Esse rio foi declarado Patrimônio Biológico da humanidade devido as suas características que o tornam único. O passeio deverá ser organizado por operadores locais a pé ou a cavalo, porém torno a dizer que o acesso a área ainda é muito restrito em relação a voos principalmente.





A grande fascinação que esse rio causa é que em determinada época do ano (dizem que a melhor é de Setembro a Novembro) esse rio adquire uma pigmentação devido às algas e musgos que florescem e estão  presos as rochas e deixam o rio com cinco cores diferentes. São elas: Amarelo, Azul, Verde, Vermelho e preto.





Essa região ficou muitos anos fechada para visitação, pois não era uma área segura devido a guerrilha na região e também por não saberem qual seria o impacto ambiental dessa abertura a turistas. Foi aberta recentemente para visitação (2009), mas não é permitido passar a noite por lá bem como não é permitido cozinhar no local. 




Hoje o parque é seguro e você encontrará muitos militares colombianos que cuidam para que tudo saia como deve. Se pensa em nadar não use protetor solar e isso será um sacrifício pode acreditar, pois a temperatura local gira em torno de 30º e 35º C.





Mais uma característica desse rio é que ele é desprovido de peixes. Importante falar também que terão que tomar vacina contra febre amarela bem como tétano.
Fiquem de olho nesse lugar, pois é de uma beleza excepcional e tenho certeza que muito em breve estará “bombando” no circuito eco.




Até a próxima!!!

4 comentários:

yuiti abe disse...

isto é maravilhoso !
vale a pena conhecer.

Afinal Viagens e Turismo disse...

Sem dúvida, também achamos...
um beijo e continue nos acompanhando..

Anônimo disse...

Muito lindo mesmo, me lembra um lugar que fui conhecer aqui mesmo no Brasil. A cidade de Carrancas tem belas piscinas naturais, mas não com essa 5 tonalidades de cores. Magnífico!

Afinal Viagens e Turismo disse...

Rafael, que ótima dica, vamos verificar.
Um beijo e continue nos acompanhando.