terça-feira, 13 de novembro de 2012

PUERTO ESCONDIDO REDUTO DE SURFISTAS NO PACÍFICO

Por Helena Ruano


Localizada no estado de Oaxaca, Puerto escondido no México a praia de Zicatela tem 3 km de extensão e 50 m de largura e é a principal praia de Puerto Escondido.



Não é muito diferente das praias que vemos no Brasil, assim como Maresias, portanto é uma das melhores praias do mundo para a pratica do surfe com ondas que podem chegar a 12 metros de altura.

Surfistas do mundo inteiro vão para lá, principalmente os Europeus e as melhores épocas das ondas é do mês de Maio a Outubro, na qual as ondas são maiores e mais constantes, faz bastante sol o ano todo a temperatura da agua do mar é quente, existem também vários hotéis e uma variedade de restaurantes e bares, que tem uma culinária muito interessante.

A 2,5 km do trecho da praia de Zicatela, temos Punta de Zicatela, é uma estradinha, sem asfaltar, que se é chego por um caminho escondido, tem pousadinhas com cabanas de madeira, teto de palha, obviamente não é para quem está procurando por algo luxuoso, é um lugar totalmente relax, cheios de surfistas, que provocam uma calmaria ao som das ondas do mar.

A noite em Puerto Escondido é transformado em uma passarela que é conhecida como o Monte de Pedra, os visitantes caminham de bares em bares, discotecas na madrugada desfrutando a vida noturna, tem uma população muito pequena com pouco mais de 20 mil pessoas.

Tem como um dos principais destinos turísticos de Oaxaca, que é muito conhecida ao proporcionar entretenimento, juntando natureza, com esporte, agitação com muita musica, cultura e muito mais.

Puerto Escondido conta com atividades como passeios de caiaque, barcos que levam você para apreciar a paisagem ao redor, outro lugar famoso entre os jovens mexicanos é o Centro Mexicano de la Tortuga que dá abrigo para as espécies de tartarugas terrestres e marinhas encontradas no México.

Há algumas festas e tradições em Puerto Escondido e é em Novembro que o alvoroço acontece, com musicas regionais, grupos de dança coreografada como o Festival Costeño de la Danza, ou uma data muito especial como 18 de Dezembro que é dedicado a Virgen de la Soledad no templo construído em sua homenagem, a basílica de Nossa Senhora da Solidão e o Festival Puerto Musica, que inclui gêneros como rock, blues, soul e jazz, realizado desde 2001, começa na segunda semana de Janeiro.

Para aqueles que querem relaxar, aquele programinha pé na aérea, aquele sossego até em alta temporada Puerto Escondido é um lugar ideal.


Até logo,
Um Beijo, Afinal.






Nenhum comentário: