sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SABORES DA TOSCANA...O QUE NÃO PODERÁ FALTAR NA SUA MESA!!!


Por Bia Parra



Eu amo a Toscana. Foi um dos primeiros destinos que fiz na Europa com marido Edu e de verdade teve sabor especial... literalmente um sabor especial.

E hoje venho falar exatamente disso, os sabores da Toscana.

Conhecida pela gastronomia maravilhosa, a região tem um quê em sua comida realmente diferente... lá se alimentar tem requintes quase religiosos.

Os queijos são saborosos, as carnes são nobres e a cozinha extremamente aromática.

As alcachofras, os cogumelos, azeitonas, aspargos, azeites e tomates se misturam de forma simples, harmoniosa e deliciosa nos proporcionando verdadeiros banquetes de reis.

Comecem pelos risotos de funghi porcini, garanto que o sabor é diferente do que comemos no Brasil. Também imperdíveis são os cogumelos trufa negra, iguaria super apreciada, e luxuosa, sucesso na certa.

Amo os queijos do Fratelli Corbeddu produzidos na colina de Monteapertaccio, próximo à Siena. Os irmãos Corbeddu trouxeram a expertise de produção da região da Sardenha, sua região natal, e mantem até hoje a produção artesanal. Esta também é uma região tradicional na produção do delicioso queijo pecorino (adooooro!!!).

Gosto também muito do Cantucci, tanto com o café como com uma taça de vinho tinto ou ainda mergulhado no Amaretto. Para quem não conhece o Cantucci Toscani é aquele biscoitinho típico da região assado 2 vezes e portanto com uma consistência mais crocante...delicioso!!!

E para finalizar a famosa Grappa. Esta bebida existe desde a Idade Média e possui entre 37,5% e 60% de teor acoolico, ou seja, é forte pra burro, mas muito saborosa graças às suas partículas da erva arruda. Há um centro em Florença que conta a historia da grappa com vasta documentação e loja para compra da bebida, bem interessante (WWW.bonollo.com)

Assim, estando na Toscana se joguem neste mundo maravilhoso de sabores regionais!!


Um beijo e ótimo final de semana!!!

*Inspiração: Meridiani Toscana.

Nenhum comentário: