sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

JOÃO PESSOA, A CAPITAL DIVINA DA PARAÍBA!!!


Por Bia Parra



João Pessoa é uma cidade única. Capital da Paraíba é repleta de passeios de todos os tipos para os viajantes que se deslumbram com o nosso nordeste!!!

Adoramos a Ponta do Seixas - Considerado o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas é localizada próximo à praia de Cabo Branco, sendo seu acesso feito por carro, ônibus ou ainda a pé (aprox. 5km desde a Av. Epitácio Pessoa). Lá existem algumas barracas onde se pode comprar água de coco, refrigerantes e cerveja. Acesso gratuito.



Centro Histórico - Rico em arquitetura barroca e em excelente estado de conservação. Lindo, lindo, lindo!!!
Espaço Cultural José Lins do Rego - misto de Centro de Convenções, museus, cinemas, casa de shows, biblioteca pública e planetário, maravilhoso!!!!



Palácio da Redenção - sede do governo estadual.

Sobrado dos Azulejos

Casa de Vinhos Tito Silva

A cidade também é rica em Museus. Os que mais gostamos são:

Centro Cultural de São Francisco, Praça São Francisco, s/n, Igreja de São Francisco - Centro, tel. 83 3221 2840.

Estação Ciência, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Espaço Cultural José Lins do Rêgo - Tambauzinho, tel. 83 3244 1360.

Memorial Augusto dos Anjos, Rua Duque de Caxias, 25, Academia Paraibana de Letras - Centro, tel. 83 3221 8741.

Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, Ladeira de São Francisco, s/n, Casa da Pólvora - Centro.

Os Parques e atrações naturais também super recomendamos:

Jardim Botânico Benjamim Maranhão - Mata do Buraquinho

Picãozinho - Piscinas naturais

Areia Vermelha - Banco de areia que aparece com a maré baixa

Praia Fluvial de Jacaré na vizinha cidade de Cabedelo - Pôr-do-sol ao som do Bolero, de Ravel.

Parque Arruda Câmara - Zoológico - Bica

Parque Sólon de Lucena - Lagoa - Cartão postal da Capital.

Os sabores... talvez uma das melhores atrações...o feijão verde, Rubacão, Buchada de bode, Tapioca  são algumas das comidas típicas da região nordestina do Brasil e que podem ser encontradas em profusão pelos bares e restaurantes de João Pessoa. O paladar é certamente inigualável, principalmente para aqueles que gostam de variar a culinária. Não deixem de experimentar a famosa caipirinha feita com alguns dos melhores aguardentes do país, feitos na Paraíba e também água de coco.
Seleção de sabores Afinal: Bolos com sabores da terra, Carne-de-sol, Tapioca de vários sabores.
Pratos à base de caranguejo, camarão, peixes e mariscos, Rubacão/Baião de dois, Pé-de-moleque, Arrumadinho.

As praias são deliciosas com seus quase 133 km de extensão. As mais visitadas são a de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco que juntas têm pouco mais de 10 km e são utilizadas por todos que vão a João Pessoa, pois são calmas e quentes.

Não se enganem com a aparente tranquilidade, pois ela esconde a profusão de restaurantes, hotéis e opções de passeios que apaixonam os viajantes.

A Paraíba não tem a abundância de dunas que fizeram Natal famosa (na costa brasileira, as dunas abundam desde as proximidades da Foz do Amazonas, passando pelos Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, costas do Ceará e Rio Grande do Norte, Natal e se estende até as proximidades de Pipa), mas têm outro atrativo geográfico de grande beleza: as falésias.

Praticamente toda a costa paraibana que vai do Rio Grande do Norte até João Pessoa é tomada por falésias (na verdade, elas estendem-se até mais para o sul do Estado); essa combinação de falésias, coqueirais em areias brancas e águas límpidas criam paisagens belíssimas.

O Litoral Norte é separado da capital pelo Rio Paraíba. Isso tornou o acesso para o Norte mais longo e difícil do que para o Sul. Por isso, houve maior desenvolvimento econômico e turístico das praias do Sul, o que teve como consequência que hoje as praias do Norte são muito mais preservadas que as do Sul.

Já no litoral Sul, a costa paraibana vai tomando contornos semelhantes ao do litoral pernambucano: próximo à divisa com Pernambuco, as falésias vão rareando, as áreas próximas às praias tornam-se mais planas, os recifes vão se tornando mais comuns.

Entretanto, as falésias podem ser vistas por um bom trecho ao sul de João Pessoa. O próprio Farol do Cabo Branco está construído sobre uma das maiores falésias do Brasil; até Tambaba, toda a costa é tomada por falésias.

As praias ao sul de João Pessoa tiveram crescimento maior do que as do Norte. Praias como Jacumã e Tambaba já dispõem de boas opções de pousadas e restaurantes.

Aproveitem muito... vele a pena!! 
Um beijo e até amanhã


*Inspiração 1: http://www.feriasbrasil.com.br/pb/joaopessoa/oqueverefazer.cfm

Nenhum comentário: