quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TURQUIA – Informações Gerais






Por Tatiana Sanches


Turquia é um destino já muito visitado por brasileiros e com a novela mostrando um pouco de Istambul e da Capadócia o interesse pelo destino vem aumentando gradativamente. Por esse motivo fiz um post com diversas informações interessantes e importantes sobre o destino e que vão fazer a diferença na sua viagem.


O idioma local é Turco, mas o inglês, francês e alemão são muito falados também. Brasileiros não precisam de visto para entrada na Turquia, portanto que a permanência não exceda 90 dias, porém é necessário um passaporte com validade mínima de 6 meses conforme exigido pelo governo turco.




Dólar e Euro são aceitos tranquilamente, mas sempre é valido a compra da moeda local para as coisas miúdas.
Em todo seu território possui um único fuso horário, ou seja, no verão (junho até Setembro) estão cerca de 6 horas a mais que o Brasil e no inverno cerca de 5 horas.





O país é bi continental, parte no Oriente Médio (Anatólia) e parte no sudeste europeu (Trácia) separadas pelo estreito de Bósforo. Uma curiosidade muito interessante é que muitos de nós ligamos as Tulipas a Holanda, mas na realidade foram os turcos que levaram a muitos anos atrás para lá. Tem também o Monte Ararat que é o local mais alto da Turquia e onde dizem que Noé parou a arca após o diluvio. E você ainda encontra por lá o Mausoléu de Halicarnasso e o templo de Artemis que são consideradas duas, das sete maravilhas do mundo antigo.




O clima local é mediterrâneo,  à beira do mar Egeu e do mediterrâneo faz calor no verão e um inverno suave. No interior o clima é continental e chega a 0º C no inverno e pode chegar a 40º C no verão. À beira do mar negro o clima é mais temperado e irrigado.

Vale ressaltar que a gastronomia turca é deliciosa e tenho certeza que vocês não irão se decepcionar.  Principalmente Istambul que  tem excelentes restaurantes.




É fácil se locomover de táxi (Taksi em turco)por lá, eles são amarelos e tem aos montes, mas dê preferência por pegar os táxis indicados pelos hotéis. O trânsito é meio caótico. Os Ferry (balsas) são em Istambul um excelente “custo benefício” para viajar, muitas partidas diárias e com valores baixos. Não percam de forma nenhum o passeio de balão na Capadócia, esse será com certeza um dos momentos mais mágicos da sua vida.





Aproveitem as dicas e escolham a Turquia como um de seus destinos para a próxima viagem.


Até a próxima!




Informações inspiradas em encarte RCA Turismo

Nenhum comentário: