terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PARQUE GUELL - ENERGIA E ARTE DE BARCELONA

Por Helena Ruano




Um grande parque urbano situado em Grácia da cidade de Barcelona inaugurado em 1926 e classificado como Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1984, construído pelo arquiteto Gaudí que logo inclui uma casa onde morou durante 20 anos que possui objetos pessoais e obras que foram realizadas por ele.

Barcelona está cheia de parques bonitos e bem cuidados, e o Parque Guell não poderia ficar de fora.

Guell e Gaudí foram os responsáveis pelo parque que hoje é um patrimônio, quando chegaram ali era um terreno desflorestado como já dizia o nome “Montanha Pelada”, mandou plantar nova vegetação, muros usando pedra rústica tudo de uma forma a integra-las perfeitamente na paisagem.




Na zona central é constituída por uma praça aberta de forma oval com vista panorâmica sobre a cidade, sob a praça uma sala hipostila (ou sala das cem colunas) onde termina uma escadaria monumental que conduz á entrada principal do parque.

Os lugares foram pré-fabricados e posteriormente montados ligados uns aos outros na época uma técnica construtiva inovadora. Sua escadaria e pavilhões são cobertas com pedaços de cerâmica e vidro formando uma espécie de mosaico colorido típico do modernismo catalão.

O maior pavilhão tem um aspecto mais convencional e destinava-se ao porteiro que morava neste edifício com sua família, com sala de jantar, sala de estar, cozinha, quatro quartos, uma escada em espiral que dá acesso a uma varanda localizada em torno da chaminé.

Foram feitas estradas destinadas a servir as casas no interios do parque com estruturas salientes da encosta largas para permitir a passagem de carruagens de forma a separar o transito de pedestres do transito de veículos.
O caminho principal do parque é conhecido como o Caminho do Rosário por ser uma fileira de esferas de pedra.

O parque tem entrada gratuita, somente a visita à casa a onde Gaudí morou que é paga.
Você pode ir de Metrô (Estação Lesseps – Linha 3 verde), porem depois há uma longa caminha ate a entrada principal.
E a maneira mais rápida é pegar um ônibus (Nº 92 ou 112, saindo do passeio García). Pergunte na recepção do seu hotel se algum deles passa perto de você. O trajeto demora uns 20 minutos e o ônibus te deixam na porta do parque.

Não tem erro, é um passeio maravilhoso para um dia inteiro.
Até a próxima!
Um beijo,
Afinal Turismo.






Nenhum comentário: