sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PUGLIA, O MUST GO NA ITÁLIA.


Por Bia Parra



Paixonite extrema pela Itália, hoje vamos falar de sua ponta extrema, conhecida também como “o salto da bota” circundada por dois grandes mares, o Adriático e Jônio no centro do mediterrâneo.  A Puglia é um grande laboratório de experiência com gostos diversos, produção de azeite de oliva e vinhos de muita qualidade.

Sua história é rica e pode ser vivida através das marcas que cada período deixou no patrimônio artístico cultural, na variedade de paisagens, ritos e tradições, um verdadeiro must go na Itália.


Vejam as melhores opções em Puglia e se aventurem...

Alberobello é o lugar mais bonito e mais visitado de toda a Puglia. Desde 1996 considerada pela Unesco Patrimônio da Humanidade, a cidade é encantadora. Seu nome deriva de Sylva Arboris Belli ( selva das árvores de guerra), e se encontra no alto de uma colina entre amendoeiras e oliveira, o cenário é maravilhoso! Atentem para as famosas casas trulli (trullo no singular), são brancas, feitas de pedra sobrepostas e telhados cônicos sobre os quais são desenhados com cal branca símbolos cristãos e pagãos, muito interessante.

Outra cidade linda é Bari. Suas tradições mercantis e história milenar fazem dela uma  cidade impar. Atualmente dividida em Cidade Velha e Cidade Nova é atualmente a capital da  Puglia e possui um grande porto no mar Adriático que foi, e ainda é, um importante ponto de ligação com o Oriente. No centro histórico é possível perceber as diferentes fases de urbanização com dois estilos diversos, aquele de características medievais (Cidade Velha), de ruas estreitas e aquele conhecido como “quartiere murattiano” (Cidade Nova), de planta quadriculada.



Cisternino é uma cidadezinha medieval (borgo), que retrata um clássico exemplo de arquitetura espontânea onde não existem arquitetos que seguem um plano, mas um encontro entre casas esbranquiçadas com cal, vias estreitas, escadas, arcos e terraços floridos, linda, linda!!!



Já Ostuni é a grande pérola branca do Mediterrâneo. Circundada de oliveiras e uma esplendida praia de areia branca, abriga um centro histórico medieval espetacular e inesquecível Encontra-se a 240 metros do nível do mar. e nos meses de verão se transforma em um dos principais centros turístico de toda Puglia.


Polignano a Mare é uma pequena cidade medieval de arquitetura simples e mediterrânea que foi erguida sobre picos e rochas, ainda hoje é cercada por antigos muros que serviam para proteger a cidade. É um alegre centro turístico rodeado por um mar de águas límpidas e cristalinas envolvido por uma brisa deliciosa e refrescante. A junção de terra e mar criou ali uma paisagem costeira muito pitoresca.

Viram?! Maravilhoso né!!
Fica a dica para o próximo roteiro para a Itália, nós super recomendamos.

Um beijo e ótimo final de semana

Nenhum comentário: