quarta-feira, 27 de março de 2013

LOMOGRAPH, MUITO MAIS QUE UMA MÁQUINA, UMA FORMA ÚNICA DE CAPTURAR O MUNDO!!!


Por Bia Parra



Pessoal, hoje quero falar de uma lojas muito fofa que fui em Paris lá no Marais (que amoooo!)... a Lomograph!!

Tá certo que amamos o produto. Adoro tirar foto de tudo, adoro capturar imagens e adoro a poesia de um momento especial através de uma lente, é um olhar único, é a arte de fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, pelo contrário, é uma fotografia do cotidiano, a arte da vida real!!!

Para os que não conhecem, a Lomografia é um movimento fotográfico que utiliza câmeras automáticas de baixo custo. São processos cheio de efeitos que variam conforme o modelo e da lente, mas invariavelmente é incrível assim como a sua história...
Em 1982 o mundo ainda estava em plena Guerra Fria e na antiga URSS, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, do Ministério da Indústria e da Defesa Soviético, ordenou ao diretor da empresa LOMO, Michael Pantiloff, em São Petersburgo, a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar. Motivações à parte, o general amante da fotografia, tinha enlouquecido com uma pequena máquina japonesa, mega resistente e cujas lentes eram de qualidade excepcional. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda para que as famílias soviéticas amplamente estimuladas documentarem amplamente seu estilo de vida. E assim a Lomo Kompact Automat foi produzida em série e vendida não só na União Soviética, mas também em países como o Vietnã, Alemanha e Cuba.

Mais tarde um pouco, em 1991 em Praga dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a “pequena notável” e o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens (focadas ou desfocadas) foi imediato se espalhando feito pólvora pelos jovens da cidade. Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objetivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas... se transformando em mito social e visual que teve uma forte influência na estética da fotografia dos anos 90.











Hoje, a comunidade de Lomógrafos é enorme e vários adeptos vão surgindo a cada dia em todo o mundo e você já experimentou um olhar diferente daquele mesmo infinito que você contempla diariamente?


Um beijo e ótimo feriado de Páscoa, até segunda!!!

Lomography Gallery Store Paris Marais
Endereço: 17 rue Sainte Croix de la Bretonnerie, 75004 Paris
Horário de Funcionamento: Seg: 2pm -7:30pm; Ter-Sexta: 11:30am - 7:30pm; Sáb: 11:00am - 8pm
Telefone: +33(0)954528857



Um comentário:

Anônimo disse...

gostei dos modelos da reportagem.....familia linda