terça-feira, 16 de abril de 2013

FALLAS EM VALÊNCIA , MUITA FESTA E TRADIÇÃO!

Por Helena Ruano



Um evento cheio de tradições que acontece na cidade de Valência, na Espanha, se tornou um atrativo turístico muito importante reunindo milhares de pessoas de todo o mundo.
O termo “Falla” servia para denominar as fachas que se colocavam no alto das torres de vigilância na época medieval e também para se referir a fogueiras e luminárias que se acendiam em vésperas de festas.
A versão mais popular da origem das fallas foi iniciada pelos carpinteiros que queimavam sobras e limpavam suas oficinas antes de entrarem na primavera no dia de São José o padroeiro dos carpinteiros.

Ocorrem mudanças com o passar do tempo e o evento foi ficando organizado, com trajes e crianças que saiam nas ruas batendo de porta em porta pedindo moveis velhos para a queima de uma grande fogueira. Hoje com as fallas que nada mais são os carros alegóricos como é dito aqui no Brasil, que superam 30 metros de altura é que são queimados no final do evento com muita festa.

O evento atrai cerca de 1 milhão de turistas anualmente e a aqueles que dizem que se parecem muito com o carnaval, porém um carnaval de Valencia com suas próprias tradições, cultura e muita historia.
São realizadas entre os dias 15 e 19 de março durante o dia e a noite acompanhados de muita comida, bebida, musica e desfiles nas ruas.

As fallas são classificadas em categorias e dentro delas organiza-se um concurso para eleger a melhor pelos diferentes critérios, a qualidade, temática, o colorido, a monumentalidade, entre outras. A vencedora escapa apenas da queimação.
Além dos monumentos acontecem outros eventos como o dia da plantação, oferenda floral, a noite do fogo e a “la cremá” que são as queimas das fallas sendo supervisionada pelos bombeiros o tempo todo. Em diversos pontos da cidade.

Dentre elas a Mascletá a principal acontece na Plaça de L’ajuntament (Praça da Prefeitura), este não é um evento muito entendido pelos turistas, pois é necessário estar próximo ao local uma vez que a questão não é ver e sim ouvir e sentir. Se deixar levar pelo ruído e pelo estrondo que logo é possível assimilar a audição de um concerto, tem duração de 15 á 20 minutos todas as noites.

Todos que foram acharam incrível, é uma festa linda e cheia de energia.


Até a próxima,
Um beijo, Afinal Turismo.




Nenhum comentário: