quarta-feira, 24 de abril de 2013

MUSEU DO TRANSPORTE EM DRESDEN, UMA VIAGEM PELA EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES!!!


Por Bia Parra




Estou em momento de paixonite pela Alemanha!!!! Tudo lá me interessa muito.

O destino é ótimo para casal, família, amigos e até pra quem vai sozinho. Cheio de história contada de forma leve, divertida e interativa e exatamente por isso a minha escolha de hoje é o Museu do Transporte em Dresden em que o visitante é convidado a iniciar uma viagem – seja aérea, aquática ou terrestre – pelos 200 anos de evolução dos meios de transporte.

Há aproximadamente 400 anos, ainda havia neste local carruagens e cavalos. Desde 1956, a área onde ficava a então cavalaria da corte se transformou em sede do Museu do Transporte de Dresden. Ali é possível conhecer a mais antiga locomotiva a vapor alemã, do ano de 1861, e admirar o primeiro "caminhão da Alemanha com motor refrigerado a ar". Todos esses objetos servem para contar a história da mobilidade no mundo.

Entre as peças expostas há, por exemplo, o mais antigo aparelho voador do acervo: um planador a vela inventado por Otto Lilienthal no ano de 1894. As asas tinham a forma das de uma libélula, com uma envergadura imponente de aproximadamente sete metros.

O Museu de Dresden expõe em torno de 18 mil peças, espalhadas por uma área de mais de 5 mil metros quadrados. E aquilo que é estritamente proibido em diversos outros museus, aqui é permitido com prazer: tocar nos objetos. Os visitantes podem acionar hélices ou manobrar navios, tomando virtualmente o lugar de capitães marítimos. A interação é desejada pelo próprio museu, o que faz com que o local seja apreciado sobretudo por famílias com crianças.

"No futuro, a participação do visitante deverá ser mais destacada ainda", afirma Joachim Breuninger, diretor do museu. Recentemente foi criado, por exemplo, um espaço dedicado a experimentos, que leva o nome de "vivenciando o voo". Ali os visitantes podem, sobretudo as crianças, passar por diversas estações de aprendizado para entender como uma aeronave consegue voar. Ou também aprender através de jogos lúdicos quais exemplos da natureza foram tomados para o desenvolvimento de técnicas de voo.

Para Joachim Breuninger, é importante que o museu não se dedique somente à história da mobilidade, mas
acima de tudo ao futuro da tecnologia moderna de transportes, levando em conta também aspectos ecológicos. Um papel importante neste contexto é desempenhado pela ligação entre os tipos de veículos: o carro, o navio e o trem. Breuninger planeja uma exposição que abranja paralelamente todos os três meios de transporte.
 
Uma das seções prediletas do diretor do museu é a das locomotivas antigas. "Ali ainda é possível sentir a força. Ao contrário dos trens de alta tecnologia, é possível reconhecer como foram construídas", aponta Breuninger. A famosa locomotiva Saxônia, por exemplo, ainda se manteve em funcionamento até cerca de dois anos atrás. Tratava-se de uma réplica do original de 1838. Para uma locomotiva a vapor, ela era consideravelmente colorida, com tons em verde e vermelho que saltam aos olhos do visitante. "Mas tenho certeza de que as rodas, no passado, tinham outra cor", explica o diretor.

No museu, os originais que tiverem sido modificados em função do processo de restauração permanecem reconhecíveis para o visitante. Os vestígios do uso não são tampouco camuflados. Pois, afinal, o museu atrai pessoas que querem ver peças autênticas. Os rastros do passado da ex-Alemanha Oriental também estão presentes.

A coleção é composta sobretudo por veículos montados nos estados da Turíngia e Saxônia. Nos setores de construção ferroviária e automobilística, essas regiões da Alemanha foram pioneiras.

Entre os veículos expostos há, por exemplo, um Wartburg dos anos 1960, de cor laranja – um protótipo que causa a admiração de alguns visitantes. De linhas elegantes e sóbrias, com uma carroceria arredondada e muita cor, o Wartburg era um "projeto exemplar" da República Democrática Alemã (RDA), de regime comunista, produzido em Eisenach. Em meio à exposição o visitante fica sabendo, de passagem, que esse clássico da antiga Alemanha Oriental era, de fato, um modelo da BMW.


Em 1932, a BMW havia começado a fabricar carros em Eisenach. Após a divisão da Alemanha no pós-guerra, essa unidade de fabricação continuou em plena atividade, inclusive exportando veículos. Até que a BMW (na então Alemanha Ocidental) obrigou a fábrica de Eisenach a mudar de nome para EMW (Eisenacher Motorenwerke – Unidade Montadora de Eisenach). Essa, por sua vez, começou a produzir um modelo próprio, que foi chamado de Wartburg. Ou seja, uma ironia da história das duas Alemanhas.
 
Outro dos destaques do museu é uma mobilete SR1, de 1956. Nos tempos em que carros e ônibus eram raros, este era um meio de transporte apreciado. Embora a tecnologia de fabricação tenha mudado, muitos dos visitantes do museu, nem tão jovens, se lembram ainda desse veículo antigo.

Pessoal, acho que vale muito a visita...eu vou!!

Transport Museum Dresden
Augustusstrasse 1, 01067 
Dresden, Saxony, Alemanha
0351 8644 0


*Inspiração: UOL viagens  - Revisão: Roselaine Wandscheer

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