terça-feira, 14 de maio de 2013

EMBU DAS ARTES!!!

Por Helena Ruano


Embu das artes é um município, da microrregião de Itapecerica da Serra, é oficialmente considerada uma estancia turística pelo Estado de São Paulo, ou seja, a maior parte da verba que o município recebe vai para a promoção do turismo regional.
Até o século XVI essa região era habitada pelos índios Tupiniquins, mais tarde passaram para as mãos de Fernão Dias e posteriormente doadas á companhia de Jesus, em 1690 ao padre Belchior de Pontes que iniciou a construção da Igreja do Rosário.

Já em 1937 a cidade começou a mostrar seu inicio a vocação artística quando Cassio M’boy ganhou o primeiro premio da exposição internacional de Artes Técnicas em Paris, que foi professor de vários artistas.

Essa tradição ganhou força com o primeiro salão das artes e a cidade se tornou um polo para hippies que expunham seus trabalhos de artesanato nos finais de semana, dando então a origem a Feira de Artes e Artesanato.
Em 2009 o prefeito de Embu, Chico Brito deu inicio ao processo para que Embu fosse chamada oficialmente de Embu das Artes.
Para quem vem do centro de São Paulo, ele fica há 30 minutos e a sua melhor via de acesso é a Rodovia Régis Bittencourt (BR 116).
Conta com praça de alimentação e muito mais que você pode checar abaixo.

A Feira de Arte e Artesanato passaram a ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente por sua união de trabalhos de diversos artistas renomados desde 1964. Com o tempo foi tomando conta de todas as ruas do centro histórico, paralelo à feira foram surgindo lojas de artesanatos, galerias de arte e antiquários que trouxeram muitas pessoas interessadas na riqueza histórica do município, localizados na entrada principal da cidade e também no centro histórico como havia dito.

Elas estão espalhadas pelas seguintes ruas: Largo 21 de Abril, Rua Marechal Isidoro Lopes, Rua Domingos Paschoal, Rua da Matriz, Travessa Tibiriçá, Rua Joaquim Santana, Nossa Senhora do Rosário, Largo do Jesuíta, Boa Vista, Siqueira Campos, Padre Belchior Pontes.

Centro Cultural Mestre Assis de Embu é aberto ao publico e é gratuito, há três salas para exposições e o auditório Cássio M’boy destinado a palestras, espetáculos musicais e teatrais.

Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abri, 29 – Centro
Informações: (11) 4781-4462
todos os dias, das 9 às 18h, ou até o último evento. Quando tem show, fica até mais tarde.


Parque do Lago Francisco Rizzo é uma área antiga que deu lugar a um espaço verde povoado por dezenas de espécies de peixes em um grande lago, possui pistas de cooper, biblioteca e brinquedoteca.


Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 300 (km 282 da Rodovia Regis Bittencourt).
Informações: (11) 4781-4953
Funcionamento: todos os dias, das 8 às 17h.



Memorial Sakai contem peças do artista Tadakivo Sakai um dos maiores terracotistas do País, são esculturas feitas de argila é utilizada em construção e em cerâmica, inclui a capela de Santa Cruz, além de um pátio onde são realizados eventos, e o museu que contem uma escola de terracota com cursos e oficinas gratuitos.

Memorial Sakai
Rua Rebolo Gonzáles, 185, Vila Cercado Grande, Embu das Artes, SP, Brasil.
Informações: (11) 4241-5993
De terça-feira a domingo, das 9 às 17h. Entrada franca. 

Museu do Índio foi planejado pelo pesquisador da cultura indígena e escritor Walde Mar de Andrade e Silva, é um espaço de pesquisa e debate de temos relacionados às questões indígenas, como hábitos alimentares, arte, costumes, idiomas, etc.

CICI - Museu do Índio
Endereço: Rua da Matriz, 54, Centro - Embu das Artes 
Informações: (11) 4704-3278
Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18h. Visita monitorada, com agendamento. 
Entrada: R$ 3,00 (menores de 7 anos e maiores de 60 anos não pagam).



Fonte dos Jesuítas foi descoberta em 1944 é uma das mais antigas do Brasil, entrada gratuita para visitas diárias e grupos de escolas publicas, a sociedade ecológica Amigos de Embu que coordenam passeios de duas horas e meia, das 8h30 as 11h e das 13h30 as 16h, para grupos, com percurso por trilha e muito informação.

Fonte dos Jesuítas
Endereço: Avenida Professor Cândido Motta Filho, 286, Centro
Telefone: (11) 4241-6941
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 17h.



Até a próxima,
Um beijo Afinal Turismo.



Nenhum comentário: