terça-feira, 4 de junho de 2013

COMPLEXO TURISTICO ITAIPU - A MAIOR USINA HIDRELÉTRICA DO MUNDO

Por Helena Ruano


A maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, localizada no Rio Paraná na fronteira entre o Brasil e o Paraguai é destino certo durante o ano para centenas de milhares de turistas de todo o mundo.
Foi construída por ambos os países e feito um acordo quando tudo começou chamado Tratado de Itaipu onde os dois países poderiam “desfrutar” da usina igualmente. O seu nome foi tirado de uma ilha que existia ali perto no local da construção, em tupi significa “Barulho do rio das pedras”.

A usina faz parte de uma das sete maravilhas do mundo moderno elaborada pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos, realizada pelos mais diversos engenheiros de países diferentes.
E hoje é aberta para o turismo onde são realizados passeios muito bacanas.

Uma delas é a Visita Panorâmica, nele você tem uma visão ampla da usina e é uma das principais atrações. Inicia-se no Centro de Recepção de Visitantes com um filme sobre Itaipu e seguimos em um ônibus para enfim conhecer a usina.

No circuito especial você pode conhecer Itaipu por dentro e por fora, é um roteiro que vai do exterior ao coração da usina e foi premiado pelo Ministério do Turismo como uma das melhores praticas em atrativos turísticos.

É um passeio que dispõe de monitores trilíngues, ônibus especial com agua e total permissão para filmar e fotografar.

O espaço Ecomuseu é uma ótima opção para conhecer sobre a historia de Itaipu, super interativo com exposições incomuns com maquete gigante e totens eletrônicos que se transforma em um espaço cultural.


Entre outras atrações os visitantes podem ainda apreciar espaços temáticos de agua e energia, uma replica do eixo de uma turbina em atividade com direito aos ruídos característicos do coração de usina. 

Planetário, observatório e plataforma de observação a olho nu, o Polo Astronômico é onde unem a ciência e o entretenimento. Atividades nos ambientes internos e externos, exposições de replicas em miniaturas de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas, simuladores do sistema solar e mais, um céu virtual que simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta no passado, presente ou futuro.

A iluminação da barragem é de impressionar, um show de sons e cores que destaca a arquitetura da barragem por meio de coreografia de luzes, sincronizada com a uma trilha sonora especialmente composta para o espetáculo.
Itaipu desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente, o projeto é antigo e o mais bem sucedido da hidrelétrica, o Refugio Biológico Bela Vista é um pouco da natureza e animais protegidos pela Itaipu, com caminhadas pelas trilhas naturais na floresta e visita a espaços ondem vivem diversas espécies ameaçadas de extinção.


Fica a dica de um dos passeios legais e que é imperdivel uma vez que já vai estar por lá.

Até a proxima,
Um beijo,
Afinal Turismo.

Nenhum comentário: