segunda-feira, 3 de junho de 2013

DIÁRIO DE EXPERIÊNCIAS NO PERU




Por Bia Parra


Como muitos acompanharam, recentemente fui para o Peru a convite do bureau formado pelo Hotel B (lima), o Hotel Sol & Luna (Urubamba) e a operadora Abercrombie & Kent e posso dizer, foi uma experiência incrível.

Lima, uma cidade para ser degustada!!


Sim é isso mesmo, o forte de Lima é a gastronomia. Ainda que a cidade
seja linda, esteja em franca expansão, uma vez que questões politicas retardaram seu desenvolvimento por anos, Lima impressiona.

O bairro de Miraflores é bastante conhecido pelos turistas habitues, porem Barranco, onde fica o Hotel B, ganhou definitivamente o meu coração. Boêmio, cheio de restaurantes bacanérrimos em casas antigas, vários ateliês e lojas com produtos locais diferenciados, misturam a áurea cool da nossa Vila Madalena e a sofisticação dos jardins. Definitivamente o bairro para se ficar em Lima.

O Hotel B esta totalmente integrado neste cenário. Uma casa antiga reformada de forma super elegante para uma estadia na casa de amigos anfitriões queridíssimos. Numa esquina charmosa e a poucos metros da linda vista do Pacifico, o hotel encanta pelos detalhes, pelo bom gosto extremo da decoração e dos mimos que garantiram o nosso conforto. Atenção especial para a comida...divina!!!!

Saindo de Lima embarcamos para Cusco e de lá pegamos um transfer de 1:30hs para o hotel Sol & Luna.


A estrada é ótima e linda, cheia de pequenos sítios arqueológicos que remanescentes do Império Inca e montanhas lindas.



Ao chegar ao Sol & Luna temos a certeza de que entramos num cenário da Floresta Encantada. Tudo é lindo!! As flores, os jardins, as cassitas...sim não ficamos em quartos ou apartamentos, são cassitas individuais, como chalés. São verdadeiramente lindos. Super amplos e luxuosos de forma rústica e adequada. 


Muitos detalhes garantem o conforto como travesseiros de plumas, dock station com ipod e uma seleção deliciosa de musicas, lareira, antessala, piso aquecido, uma banheira linda com vista para fora e velas para um banho muito relaxante...entre vários outros detalhes que fazem toda a diferença.



Momento amei: Todas as noites traziam uma bolsinha de água quente fofíssima e punham de baixo das cobertas para nos dar mais conforto quando chegássemos... puro luxo!!!





Além das cassitas que por si só já valeriam pelo menos 3 noites, o hotel oferece inúmeras experiências que nos fazem querer ficar “este restinho
de ano”.

 Tem uma cave de vinhos fenomenal com possibilidade de deliciosas degustações e também um jantar harmonizado com maravilhosos vinhos. Há aula de culinária com produtos orgânicos locais, há shows, passeios a cavalo e de quadricíclo e o SPA... momento desfrute que amo, amo, amo!!


Mas o mais incríve neste hotel é o compromisso que o casal Franco-suíço tem com a comunidade local, sua educação e desenvolvimento, de verdade é encantador.

Ali, bem próximo ao hotel com iniciativa totalmente privada, o Sol & Luna, mantem uma escola para a comunidade, a melhor da região por sinal, e desenvolve um projeto maravilhoso para crianças, adolescentes e seus Pais. Só o que tenho a dizer é meus Parabéns pois a dedicação de vocês, o amor pelos projetos, pela forma de realiza-los nos é sentida e transmitida pela satisfação e compromisso também do staff do hotel, adorei!!!

Finalmente fomos à Machu Picchu. Ali bem pertinho do Sol & Luna há uma estação de trem, local que
pegamos um trem charter (!?!) sim, charter, um vagão só para nós quatro brasileiros convidados e os nossos dois anfitriões (cabem no máximo 12 pessoas neste vagão). O Inca Rail é sensacional, fomos mimados por um chef disponível para o nosso café da manhã a bordo e na volta um maravilhoso chá da tarde, tudo luxuosamente decorado, viajar no Inca Rail é puro glamour.


Em 1:30hs chegamos a Águas Calientes onde pegamos o ônibus local para subir a Machu Picchu. Aqui vai a dica para que este passe de ônibus deva ser comprado com antecedência pois há uma fila enorme no local.

O Sítio Arqueológico impressiona, é lindo!! Muito importante é ir com um bom guia que te conta as historias

e te mostre os significados das ruinas, isso é imprescindível, o nosso era uma graça. O nível de dificuldade é médio, há muitas pedras grandes e areia o que em muitos momentos podemos nos sentir instáveis. A Altitude também pode ser um problema pois com a diminuição de oxigênio nos sentimos mais cansados, mas nada disso é um problema diante do que se vivencia lá em cima, de fato é incrível.
Dica especial: É necessária a apresentação do passaporte na entrada de Machu Picchu, então apesar de podermos a principio embarcar com o RG, recomendo o fazer com o passaporte, mesmo porque é um grande barato poder carimba-lo e voltar para o Brasil com o carimbo de lá.

O que não recomendo: Não gostei do hotel Santuário Lodge. Não tem vista para Machu Picchu, vive lotado
de turista pois um dos restaurantes é aberto ao publico em geral, os apartamentos são pequenos e o hotel é muito antigo. Há muito cheiro de combustível e fumaça dos ônibus e o zunzunzum é infinito. A melhor opção é o Inkaterra, logo na estação em Águas Calientes, muito mais charmoso e acolhedor e o restaurante é ótimo.

Cusco visitamos no final e posso dizer, acho que passamos pouco tempo lá, a cidade é linda, histórica, badalada e acolhedora ao mesmo tempo. Há vistas lindas, praças lindas e restaurantes maravilhosos.

O que mais gostei: Hotel Palácio Nazarenas, simplesmente um dos hotéis mais lindos que já vi pelo conjunto da obra. A partes históricas preservadas, os apartamentos são deslumbrantes, o restaurante é maravilhoso
com uma dos melhores chefs de Cozinha do Peru e do mundo, (Virgílio Martinez) e os cuidados e mimos são infinitos, ganha pelo detalhe e surpreende a cada momento.

O que não gostei: Hotel Monastério. A construção é bonita, porém o hotel é escuro, um pouco úmido, lúgubre. Não tem piscina, o que pode ser um problema porque Cusco pode ser bem quente em algumas épocas do ano. O staff é bem atencioso, mas não me convenceu.

Bom de volta ao Brasil e o que tenho a falar é que o Peru é incrível!! Poucas horas de São Paulo (precisa da vacina de febre amarela), hotéis incríveis, restaurantes divinos e experiências bem variadas.


Vocês nunca me ouviram falar isso por aqui, mas este é um destino que de fato recomendo que seja organizado por um consultor especializado que tenha a sensibilidade de perceber o desejo de quem quer
visitar o Peru, pois exatamente a sua diversidade exige isso.

Meu muito obrigada aos meus anfitriões queridos, pessoal do Hotel B, da Abercrombie e também do Sol & Luna que fizeram desta minha experiência uma vivência muito gratificante e também aos meus amigos Brasileiros Ju, Nati e Marcos que me acompanharam nesta jornada deliciosa.

Com o tempo vou fazer posts específicos de cada hotel e restaurante que passamos.


Uma ótima semana a todos e até amanhã.

Nenhum comentário: