quarta-feira, 21 de agosto de 2013

NOSSOS DIAS EM ZURICH

Por Bia Parra



Na verdade em nossa viagem de julho/13, Zurich nem estava no roteiro já que íamos direto para Praga. Porém eu e marido Edu conseguimos na última hora alguns dias a mais de desfrute e como estávamos voando de Swiss (pra mim uma das melhores cias aérea da Europa) resolvemos fazer um stop na ida... sabia ideia!!!

Zurique é a maior cidade da Suíça. Localiza-se no nordeste do país, no centro da zona alemã e possui 379 915 habitantes, sendo mais populosa do que qualquer outra cidade suíça (ou seja, mínima). Pra mim um dos fatores que me fizeram definitivamente cair de amor eterno pela cidade.

Chegando ao aeroporto tudo é muito fácil, desde a imigração até a chegada ao hotel. Por sinal este trânsito pode ser feito de trem, de taxi ou transfer contratado já do Brasil, tudo vai depender da sua preferência e de quanto quer gastar. Nós optamos pelo taxi e foi tudo muiiiito tranquilo, (cerda de 50,00 francos suíços). 




Zurich oferece uma infinidade de hotéis e isso se justifique pela quantidade de pessoas que recebe anualmente por diversos motivos (trabalho, feiras, turismo, stop pre e pôs estações de ski). Assim não é difícil achar uma opção que mais se enquadre ao seu estilo de viajar. 

No nosso caso preferimos uma localização que ficasse perto da linda parte antiga da cidade, porém de frente para o Rio. Falo isso porque hotéis muito centrais acabam não tendo nenhuma grande vista a não ser para a cidade mesmo e vou falar, o pôr do sol de frente pro rio é incrível!!!

A gastronomia de lá é fabulosa, tudo é bom e de qualidade, tanto lugares turísticos (que não conseguimos escapar) como aqueles que descobrimos bem locais, no final vou dar uma listinha do que adoramos.



Mas o que mais me impressionou mesmo foi a gentileza local. Essa é a qualidade que mais incentivamos e praticamos em casa e acho que faz toda diferença. Vou contar uma historinha... Perdemos o nosso primeiro café da manhã porque estávamos muito cansados, assim fomos tomar um brunch num restô delicioso (Brasserie Schiller) bem na frente de um ponto de bonde.

Após pedir os pratos perguntei pra nossa garçonete como eu comprava os tkts para um dia de bonde, ela mais que depressa (por achar que eu fosse francesa, ulala!!) resolveu dar um pulinho até o ponto comigo para me ajudar a comprá-lo. Levei o cartão do marido Edu, mas não sabia a senha dele (burra né!! já não tô na fase de me lembrar das senhas que nãos sejam as minhas 968 que já me esforço em não esquecer) bom, mas a moça querida mais que depressa pegou a sua carteira cheia de moedas e comprou os tkts pra mim e falou que depois cobraria na conta... uma graça, um show de gentileza e comprometimento que simplesmente nos encantou.


Desta mesma forma fomos atendidos e ciceroneados o tempo todo... a gentileza em Zurich é algo que está no ar e permeia todas as relações....puro luxo!!! 

A locomoção na cidade é muito fácil. Munido do seu passe que pode ser diário ou para 3 dias o bonde é fantástico!!! Super funciona é limpo e mega funcional. A bike é outro meio maravilhoso!! Todos respeitam e obedecem as normas de transito... invejinha máster, quando teremos educação suficiente para termos um espaço democrático hein?!

Os imperdíveis:

Passeios ao ar livre pelos parques de paisagismo impecável tendo os Alpes como fundo e as lindas águas verdes do perder.... vá sem pressa e fique muito, muito tempo andando por entre as lojinhas, lojinhas e restaurantes.

As duas igrejas que se destacam no centro também merecem uma visita . A Fraumünster tem vitrais de Marc Chagall e painel de Augusto Giacometti. E a Grossmunster tem interessantes vitrais de Sigmar Polke em ágata cortada.


Aqui não pode deixar de fazer uma paradinha estratégica na melhor confeitaria do mundo.... A Sprüngli pra quem ainda não sabe é a confeitaria mais famosa (e luxuosa) de toda a Suíça!!! Os macarons (lindos) são de babar e os palitinhos de chocolate são indizíveis... maravilhosos!!

O Jardim Chinês, um presente da cidade-irmã asiática Kumming. Um enorme muro vermelho cerca a área cujo tema é “três amigos do inverno”: o pinheiro, o bambu e uma espécie de cerejeira, lindo lindo lindo!!!



Adoro lugares que foram frequentados pelo pessoal intelectual importante e o Café Odeon é um destes ícones que não podem faltar em qualquer roteiro, entre e aproveite o local frequentado por Lenin, Albert Einstein, Thomas Mann e James Joyce.

Outro ponto bacanérrimo é o Cabaret Voltaire. Fundado em 1916, o lugar teve saraus e exposições de artistas como Wassily Kandisnky, Guillaume Apollinai, Max Ernst e Paul Kleber, grandes nomes do Dadaísmo que, depois, debandaram para a França. O espaço reabriu em 2004, reformado, com café, bar, galeria e loja de design e livros, porém quando fui apenas a galeria e loja estavam abertas, pois o bar e café só iriam reabrir após as férias de julho. 

Um bairro esta despontando como o mais hyppado de Zurich, o West Zurich!! De noite super badalado e moderno e de dia um comercio beeem descolado tipo Vila Madalena. 
Destaque para o incrível antigo aqueduto romano onde o trem passa por cima e por baixo há charmosas lojas, galerias e cafés. Amei a região, não queria mais sair de lá!! 

Bem perto de lá fica a icônica Freitag (sexta feira em alemão). Uma loja bem diferente de bolsas feitas de lona reciclada de caminhões. A loja é bacanérrima dentro de containers um em cima do outro. As bolsas são descoladas e bem esportivas!! Não tem duas iguais. A disposição delas também é muito legal, são gavetas de papelão com a foto na frente, tudo bem alternativo. Ao lado da loja tem uma vilazinha toda arborizada e florida, perfeita para uma cerveja gelada (uma???). 

Dar um pulo nas cidades vizinhas. Seja Lucerne ou Berna, é uma ótima ideia pegar um trem e passar o dia numa destas cidades. Muito perto e muito tranquilo basta ir à Estação Central de Zurique (Zürich Hauptbahnhof), tudo é muito fácil e tranquilo.

Lista de restôs que gostamos muito:

Ringier Pressehaus
Sprüngli
Brasserie Schiller

Café Odeon
Restaurant Du Theatre

Bom queridos esta foi a nossa visita a Zurich... nossa grande promessa é voltar o mais breve possível, pois de todas as cidades no mundo esta seria a minha eleita para viver!!!!

Um beijo e até mais.
Mais dicas: #fuiegostei


Nenhum comentário: