quarta-feira, 7 de agosto de 2013

POTSDAM, UMA JOIA PROXIMA A BERLIM



Por Bia Parra

Dando continuidade ao diário de viagem que acabei de fazer com marido Edu...


Fomos a uma cidadezinha linda bem próxima à Berlim chamada Potsdam, conhecida por seu conteúdo histórico como a antiga residência de verão dos Reis da Prússia e seus diversos castelos e parques incomparáveis além de sua importância fundamental para a historia moderna durante a Guerra Fria.

Há 300 anos, a cidade de Potsdam se tornou uma das residências mais maravilhosas da Europa. Os reis prussianos, especialmente Friedrich Wilhelm I e seu filho, Friedrich II, fizeram da cidade um dos grandes exemplos da arquitetura barroca jamais visto. Seus sucessores complementaram a paisagem com grandes monumentos do classicismo. O conjunto cultural de Potsdam foi declarado já em 1990 patrimônio cultural da UNESCO. Pertencem a ele os Jardins de Sanssouci, Neuer Garten, Babelsberg, Glienicke e a ilha P faueninsel com seus castelos. 

Em 1992 juntaram-se a eles o castelo e parque de Sacrow e a igreja Heilandskirche, e em 1999 a lista foi aumentada com mais 14 monumentos, entre eles o castelo e parque de Lindstedt, a Colônia Russa Alexandrowka, o belvedere sobre a colina de Pfingstberg, a estação Kaiserbahnhof e o observatório no parque Babelsberger. Ao todo, o patrimônio mundial abrange cerca de 500 hectares de parques e inclui 150 edificações do período entre 1730 e 1916. O complexo é enorme e surpreendente.  Vou me aprofundar mais no próximo post pois são muitas informações...

Na lojinhas central tem guias em Português e espanhol, vale a pena comprar e depois tomar uma cerveja, um vinho ou um sorvete no restaurante lindoooo no jardim. 

Voltando a historia, Potsdam também teve sua importância fundamental para o futuro da Alemanha em sua divisão nefasta no pós-guerra, pois foi lá que ocorreu a Conferência de Potsdam com o grande encontro entre o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o presidente americano Harry Truman e o general soviético Josef Stálin depois da derrota alemã, em 8 de maio de 1945. 

Os Três Grandes deveriam traçar o projeto da nova ordem mundial e decidir quais seriam as fronteiras do capitalismo e do comunismo no continente europeu, mas os interesses de cada potência se mostravam cada vez mais claros culminando com a inevitável Guerra Fria, (inclusive com indícios que Truman teria resolvido atacar Hiroshima e Nagazaki  neste lá mesmo). De um lado o general soviético queria o reconhecimento dos governos comunistas nos países por ele libertados, como Hungria, Iugoslávia e Polônia, além de uma enorme indenização alemã que financiaria a reconstrução da União Soviética devastada pela guerra.

Já Churchill mantinha sua decisão de ir contra a toda e qualquer pretensão soviética por principio negando qualquer reconhecimento aos novos países vermelhos e claro, nenhum valor deveria ser dado a eles. Truman se concentrava apenas em evitar o avanço político/econômica soviético na Europa. Com a saída de Churchill da conferencia as decisões finais ficaram para Stalin e Truman, Soviético x Norte Americano, imputando a Potsdam o marco na Guerra Fria, pois estabeleceu uma linha divisória na Europa entre as superpotências sem a qual o conflito entre os vencedores seria, certamente, muito mais agudo podendo acarretar ate na Terceira Guerra Mundial e desta vez nuclear. Resolveram!!! 


Bom, já falei de muita historia e não me canso porque adooooro!!! Mas Potsdam ainda tem mais... O centro da cidade onde há algumas ruas fechadas e muitos, muitos barzinhos charmosos e lojinhas descoladas também é maravilhoso e obrigatório. 
É um passeio para dia inteiro porque é linda, parece um grande cenário de filme, vale muito a pena conhecer.


Um beijo e até mais.


Nenhum comentário: