quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ANAVILHANAS, UMA GRANDE EXPERIÊNCIA NA NOSSA AMAZÔNIA...

Por Bia Parra





Recentemente estive em uma deliciosa manhã promovida pelo amigo Roberto Bitelman, um dos responsáveis pelo seleto selo Sul Hotels que eu tanto adoro pela excelente curadoria. Lá pude conversar com vários representantes de hotéis bacanérrimos mas um me chamou a atenção em especial, o Anavilhanas.

O Guto, proprietário do hotel é de verdade um visionário e a história é muito bacana. Me contou que morava e trabalhava em São Paulo quando numa sexta feira num happy hour com sua namorada puseram na mesa a ideia de começar um projeto juntos e bem diferente do que faziam. A ideia imediatamente ressoou e o que era um bate papo tomou corpo. Estava claro o que queriam e principalmente onde, o conceito era claro e o desejo enorme...

E assim nasceu o maravilhoso Anavilhanas Jungle Lodge, um pequeno e exclusivo Hotel de Selva, localizado em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, às margens do Rio Negro, a 180 km de Manaus. Guto e sua esposa focaram na ideia de oferecer uma experiência de aventura, contemplação e conhecimento no coração da Floresta Amazônica, com um serviço diferenciado e muito conforto para os hóspedes, isso sim um verdadeiro luxo de bem estar.

“O Parque Nacional de Anavilhanas foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas bem como suas diversas formações florestais, além de estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa científica e valorizar a conservação do bioma Amazônia com base em ações de educação ambiental e turismo sustentável. O foco é harmonizar as relações entre as comunidades do entorno e a Unidade com ações de bases sustentáveis.”

Por sinal as questões sustentáveis, o compromisso com o meio ambiente e o respeito pela preservação da Amazônia estão presentes em cada atividade e a cada cantinho do hotel através de ações como estação de tratamento de esgoto, aquecimento solar de água, coleta seletiva de lixo, programa de treinamento da mão-de-obra local e principalmente a parceria com a comunidade local buscando a interação neste lindo projeto.

Não é apenas um hotel, é uma grande experiência!! São vivências únicas e cuidadosamente elaboradas para que o visitante possa mais do que ver, se envolver, se apaixonar...preservar!!!

Conversando com o Guto pude ver sua paixão e isso é refletido na organização do que eles elaboram para nós, seus convidados. Cada pacote conta com uma série de passeios que nos ajudam a entender e vivenciar a floresta de maneira segura e confortável. Oferecem passeios contemplativos e explicativos sem interferir na vida silvestre e preservando o ecossistema natural numa mistura de aventura e encantamento, vejam algumas alternativas...

1.       Visita aos Botos Cor-de-Rosa e Artesanato em Novo Aírão (2,5 hs aprox.): Visita ao flutuante onde botos Cor-de-Rosa se aproximam em busca de peixes.


2.       Trilha na Mata (2,5 hs aprox.): Liderados por guias locais experientes, o visitante explora a floresta de terra firme, onde são revelados alguns dos mistérios amazônicos com orientações de sobrevivência e ervas medicinais

3.       Tour por Anavilhanas (2,5 hs aprox.): Os inúmeros canais, lagos, furos e ilhas do maior arquipélago fluvial do mundo são explorados em embarcações regionais.


4.       Pescaria de Piranhas (2 hs aprox.): Uma divertida pescaria em canoas de madeira pelos igarapés da região, onde o turista terá a oportunidade de fisgar algumas piranhas e outros peixes, enquanto desfruta da paisagem ao redor.

5.       Focagem Noturna e Sons da Natureza (1,5 hs aprox.): A sensação única de viver e sentir a floresta durante a noite é vivenciada em canoas motorizadas na exploração de igapós à procura de preguiças, pássaros, cobras, jacarés e imersos nos sons da noite.

Várias outras opções são oferecidas, basta ter vontade e se aventurar...

Após tanta aventura o visitante pode contar com muito, muito conforto no lodge em um dos seus apartamentos ou chalés suspensos em estruturas tipo palafitas totalmente equipados e deliciosamente preparados para um total desfrute na selva com bastante conforto.


Atenção especial para a gastronomia. Particularmente adoro peixe da água doce e a foram regional do preparo é algo único!!!

Informações úteis:
O Ministério da Saúde recomenda a vacina contra Febre Amarela para todas as pessoas que viajam para a região Norte do Brasil. Dentro do país, ela pode ser tomada em hospitais da rede pública ou nos aeroportos – recomenda-se que a aplicação da vacina seja feita 10 dias antes da chegada à região.

Uma vez definido o pacote, o hóspede deve escolher entre os 2 horários de traslados em vans que o Lodge oferece diariamente.

A duração de traslado entre Manaus e o Lodge é de aproximadamente 3hs.

Então é isso pessoal, o Anavilhanas é uma experiência única que daquelas que nos fazem repensar a forma como estamos inseridos no mundo e tudo a nossa volta.

Um beijo e até mais!!!

Nenhum comentário: