quarta-feira, 4 de setembro de 2013

NOSSOS DIAS EM DRESDEN...

Por Bia Parra

Dresden entrou no nosso roteiro assim por acaso. Quando estava elaborando por onde iríamos pensei que gostaria de dar uma quebrada no trajeto de Praga para Berlim. Por outro lado também queria conhecer o que eles chamam de "Florença do Elba” e onde produzem deliciosos reslings, então depois de um pouco mais de aprofundamento, estava decidido, vamos para Dresden.




Dresden é uma cidade da Alemanha, capital do estado da Saxónia, localizada nas margens do rio Elba. Tem origem num povoado eslavo de nome Drezdane, que começou a ser germanizado no século XIII e tem uma longa história como capital e residência dos Reis da Saxónia com séculos de extraordinária cultura e esplendor artístico. Basta passear por suas ruas e se deslumbrar.



O controverso bombardeio militar efetuado durante a Segunda Guerra Mundial pelos aliados da Força Aérea Real (RAF) e a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos da América (USAAF) entre 13 e 15 de fevereiro de 1945 foi terrível e injustificado, destruindo mais 39 quilômetros quadrados do centro da cidade e mudando o cenário da imponente Dresden. Mas esta não se rendeu e após a reunificação Alemã, tem sido um importante centro cultural politico e económico na parte Este da República Federal Alemã com vários investimentos na reconstrução e restauração dos diversos monumentos emblemáticos da memória da cidade.


De verdade eu e marido Edu ficamos encantados...

Foi nosso primeiro contato com a Alemanha e estávamos no meio de um turbilhão histórico cheio de referências monárquicas , resquícios dos horrores da Segunda Guerra e a liberdade recente da vida moderna.



Dresden é uma cidade para ser conhecida de bicicleta, esta é a melhor forma de se deslumbrar. Plana e super organizada, o transito é mega civilizado. As pessoas andam a pé ou correm nos parques o tempo todo. Por sinal o contraste de cores é algo incrível, ficamos embasbacados com a beleza do lugar.


O que ver: Os sonhos megalomaníacos do príncipe Augusto, O Forte, fizeram de Dresden uma das cidades mais charmosas de toda a Alemanha. Foi ele quem mandou erguer, nos séculos 17 e 18, alguns dos monumentos mais glamorosos da arquitetura germânica, como Dresden Zwinger ,um grande exemplo da arquitetura barroca alemã.


Tem que ver o Fauenkirche, Semper Ópera e o Palácio Real . É imperdível a Old Masters Gallery, uma das mais extensas coleções dos sécs. 15-18 de pinturas europeias e veja, por exemplo, Madona Sistina de Rafael, a Galeria Mestre Novo (apresentando pintores do século 19 e 20 e arte moderna), e O Green Vault, o maior tesouro de joias históricas da Europa.


Os restaurantes são ótimos e os serviços maravilhosos, todo mundo é muito amistoso. Não percam o Ven, restaurante estrelado Michelin, super badalado!!


Recomendo ficar no centro antigo, lá tem os melhores hotéis. Como não gosto muito de grandes redes, sugiro apenas dois hotéis 5*que são cool, charmosos e bem localizados para sair a pé e se deixar levar pela atmosfera da cidade. 

O primeiro com uma decoração mais tradicionais porem bem intimista, o Hotel Suitess zu Dresden (http://www.suitess-hotel.com/welcome.htmlé lindo!!!




O outro, Innside by Meliã (http://www.innside.com/de/index.html) é mega moderno e onde fica o charmosos restô que falei o VEN.

Adoooooro os cafés, em principal o Café & Restaurant Alte Meister e o Palais Bistro.




Adoramos também almoçar num restô de época a lá casarão antigo que é super bonito o Grand Café.

Super recomendamos Dresden, mais que tudo foi um momento de total deslumbre na historia...



Um beijo e até mais


Nenhum comentário: