segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O NORDESTE SURPREENDENTE

Por Helena Ruano



Já que ultimamente estamos falando muito desse nosso Nordeste, vamos falar então de dois lugares surpreendentes hoje!
O Piauí busca roteiros alternativos pois o local em si não tem a mesma estrutura dos Estados mais visitados no Nordeste, mas com planejamento e certa flexibilidade para lidar com imprevistos o visitante fica fascinado.
É uma viagem que tem tudo para ser maravilhoso, muito sol forte praticamente o ano todo.
A capital, Teresina é a única capital nordestina que não é banhada pelo Oceano Atlântico, mas para compensar tem o rio Parnaíba para aliviar o calor, já que ela está entre uma das capitais mais quentes do Brasil.


Teresina é chamado pelos moradores locais carinhosamente de “Mesopotâmia do Nordeste”, pelo fato de estar situada entre dois rios: o Poti e o Parnaíba.
Os dois se encontram na Zona Norte da cidade e seguem juntos para o mar. 
É um destino ideal para aqueles que gostam de se jogar nas comidas típicas, como a paçoca, o baião de dois e o sarapatel.

O Delta de Parnaíba reserva um dos passeis turísticos mais procurados no Estado, uma volta de barco pelo Delta e provar a Cajuína, bebida sem álcool feito partir do suco de caju, típica do Piauí e que virou até nome de canção do cantor e compositor Caetano Veloso.
Faz divisa com o Maranhão e é formado por 75 ilhas, além de lagoas de água doce, dunas e trechos de floresta tropical.
Uma das vistas mais lindas!


Agora a vez de Sergipe, aqueles que procuram boas praias, sejam bem-vindos!
A capital Aracaju deve ser a sua base na região, tirando Junho e Julho são as épocas que normalmente chove na região, o sol predomina a maior parte do ano.

Seu principal destaque é o passeio pela Orla de Atalaia, a mais conhecida praia urbana do município. Lá estão um parque para crianças e a chamada Passarela do Caranguejo, formada por bares e restaurantes especializados em frutos do mar.
O Oceanário completa o time de atrações da praia, em forma de tartaruga gigante, tem 20 aquários que mostram a fauna marinha e fluvial de Sergipe.

Não deixe de visitar o Mercado Popular Thales Ferraz, no centro histórico da cidade para fazer umas compras e ainda, alguns dos parques públicos do município, como Sementeira, o dos Cajueiros e o da Cidade.

No litoral Sul de Sergipe, a melhor pedida é a Praia da Caueira, a 29 quilômetros da capital, no município de Itaporanga D´Ajuda. Rumo ao Norte, Pirambu a 75 quilômetros de Aracaju, é o principal destaque. Lá funcionada uma base do Projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas. Outro ponto alto é a foz do rio São Francisco na divisa com Alagoas.

É só pegar o catamarã (uma escuna) em Brejo Grande, a 137 quilômetros da capital, e aproveitar a paisagem!

Temos uma ótima dica de hotel em Aracaju que até já fizemos um post sobre, segue:
http://afinalturismo.blogspot.com.br/2012/12/aruana-eco-praia-hotel.html







Uma ótima semana a todos e até a próxima.
Um beijo, Afinal Turismo.

Nenhum comentário: