quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UM DESTINO CHAMADO COSTA RICA...

Por Bia Parra



A procura tem aumentado e a curiosidade também, afinal como é a Costa Rica?

A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico, ou seja, para nós Brasileiros, mais uma deliciosa por aqui nas Américas.

Alguns números...

O País é único em belezas naturais e se orgulha em ocupar o quinto lugar na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 no Mundo e o primeiro lugar entre os países do continente americano.


O Turismo é bastante difundido o colocando em 44º lugar no Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 e em segundo na América Latina, superado somente pelo México. Atualmente seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central. Em 2010 o PNUD destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países se semelhante receita per capita e como números são fatos... sabemos que o destino pode surpreender!!!
Pra quem busca muita beleza natural e sossego, esse é o lugar!! O País conta com maior superfície marítima do que continental (zona oceânica é de 500.000 km² aproximadamente) que inclui a Ilha do Coco a qual está situada a uns 480 km ao sudoeste da Península de Osa, na costa do Oceano Pacífico. Esta ilha foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO no ano 1997.


Os bosques da Costa Rica são maravilhosos e possuem reservas de ébano, balsa, caoba e cedro, além de carvalho, ciprestes, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. As Orquídeas são maravilhosas (mais de 1000 espécies) sendo em Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta. Ao todo a Costa Rica abriga mais de 10.000 espécies de plantas, algo maravilhoso de ser visto e uma experiência linda de ser vivida.


Animais também tem aos montes como a suçuarana, a onça-pintada, o veado, o macaco, o coiote, o tatu e umas 850 espécies de aves entre as que destacam o quetzal, o jilquero e o colibri.

Recomendamos fazer....


Conhecer o que há de melhor com longas cavalgadas e garanta vistas de tirar o fôlego, tanto do lado oriental quanto do lado ocidental do país. Para mim que adoro cavalo é a melhor forma de desfrutar o País.

Se jogar no Golfo do Papagaio, um dos melhores lugares para fazer mergulho com a visibilidade entre 15 a 30 metros e aproveite para estar pertinho de animais como raias manta e chitas, tubarões-baleia e galha-branca, baleias Humpback, tartarugas e peixes entre outros “bichinhos”...

Conhecer Vulcão. Essa experiência é incrível e bem inusitada. É possível ficar bem perto das crateras do Vulcão Poas (mais visitado por estar próximo é capital San Jose e por ser um dos mais ativos) e o Arenal (La Fortuna). Ambos são divinos e com experiências bem diferentes.


Um dia no Parque Manuel Antonio é obrigatório, pois oferece pequenas e maravilhosas praias e baías com a selva como pano de fundo. As mais conhecidas são a Espadilla e a Puerto Escondido.

Se você é muito aventureiro ainda pode fazer rafting nos córregos turbulentos, procure uma empresa especializada para fazê-lo com segurança. Ou ainda conhecer as cavernas e seus labirintos em Barra Honda.

Dica de sucesso: O pó de café é maravilhoso e o artesanato local um charme!!!

A Costa Rica é um lugar bacana, divertido e com muitas possibilidades para se jogar!!


Um beijo e até mais

Nenhum comentário: