quinta-feira, 10 de abril de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO - PARTE 3

Por Helena Ruano


Brasília é a cidade que vamos falar hoje!!


O jogo acontecerá no dia 23 / 06 as 17:00hs , Camarões X Brasil no novo Mané Garrincha.
Mais que o centro do poder no país, a capital federal é uma obra de arte a céu aberto, uma aula de arquitetura modernista. Lá estão os prédios de concreto que parecem flutuar de Oscar Niemeyer e o urbanismo de Lucio Costa. O resultado é diferente e encantador.

As ruas planejadas, quadras enormes e construções em uma área imensa que tem o formato de um avião. Brasília é, desde seu surgimento, uma obra-prima da arquitetura. Em casa cartão postal da cidade, o Congresso Nacional, o Palácio Itamaraty, a Catedral Metropolitana, há o toque de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx.

Com o burburinho da Copa do Munda, a capital federal ganhou novos hotéis e um estádio tinindo, o Mané Garrincha, que na verdade é de 1974, mas foi totalmente reformado para receber os jogos.

Existem oito rodovias federais e estaduais que levam a Brasília. A partir do Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte. O trajeto é pela BR-040. Quem vem de São Paulo inicia a rota na Anhanguera-Bandeirantes, passa pela divisa entre São Paulo e Minas Gerais e segue pela BR-050. Para ir ao Centro do Aeroporto, pode-se tomar um taxi em média no valor de R$ 55,00 ou ônibus no valor R$ 5,00 a cada 30 minutos. 

O eixo Monumental corta a cidade de leste a oeste e reúnem as principais atrações, concentradas ao redor da Esplanada dos Ministérios. O eixão e o eixinho são todas as vias rápidas e paralelas que ligam a Asa Sul á Asa Norte. Fora esses dois circuitos, há ainda áreas afastadas, mais nobres (os lagos Norte e Sul e o Setor de Mansões). 
O transporte publico não é o forte de Brasília: o metrô não leva a nenhuma das atrações turísticas, e as linhas de ônibus são confusas. Táxi pode ser uma boa solução.

A maioria dos hotéis de Brasília se concentra nos setores Norte e Sul, que também são próximos ao estádio Mané Garrincha, a cerca de 3 km de distancia. Os que ficam na Quadra 05 do Setor Hoteleiros Norte estão mais perto ainda a 1,3km.  Entre eles estão o Mercure Brasilia Eixo, o Allia Gran Hotel e o Aracoara.

Outra região de bons hotéis é o Setor de Hotéis de Turismo, a beira do lago Paranoá. Ali fica no Royal Tulip Alvorada, o melhor da cidade, ideal para receber famílias com crianças pequenas, tem piscina, academia, spa e kids club com equipe de recreação nos fins de semana.

A capital tem oito restaurantes estrelados pelo GUIA BRASIL 2014. Um deles é o Ares do Brasil, de cozinha brasileira, que serva pratos com um viés contemporâneo, como o confit de costela suína e acompanhado de canjiquinha e crocante de couve.

O Bottarga de comida variada, tem criações como o cordeiro com risoni de queijo de coalho.  O argentino Corrientes 348, cortes como bife chorizo e ojo de bife são assados na parilla.
E o francês La Chaumiére, o destaque são os filés altos e macios.

E por fim dicas de alguns passeios por lá. Se for a sua primeira vez em Brasília, não tem como fugir do clássico: Congresso Nacional, Palácio Itamaraty e o Palácio do Planalto. A visitação de todos eles é grátis. Vale também incluir no programa a bela Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer, e o Memorial JK que guarda a biblioteca pessoal de Juscelino Kubitschek, a replica de seu escritório e suas roupas.

Um destino muito bacana!!

Aproveitem!

Até a próxima, um beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: http://www.estadionacionaldebrasilia.com.br/portal/mapa-de-brasilia/

Nenhum comentário: