quarta-feira, 21 de maio de 2014

AS DOLOMITAS E A MONTANHA DO VENETO

Por Bia Parra



Recentemente tivemos a quarta edição da Travelweek SP .  Pessoalmente adoro este evento  pois são quatro intensos dias (se contarmos abertura)  de muitas trocas, grandes encontros, momentos de reencontro e muita novidade. Na verdade uma fonte bacanérrima de muita inspiração para os roteiros de meus clientes, temas para meus posts e claro, motivação para as próximas viagens com marido Edu e filhotes (rsrs!!).

Um destino que estou enlouquecida para conhecer são as Montanhas do Veneto, ao norte da Itália . A paisagem é incrível,  de um lado os Pre Alpes e do outro os cumes das Dolomitas, conhecidas como as montanhas mais lindas do mundo e agora declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O nome “Dolomitas" vem do famoso mineralogista francês Déodat Gratet de Dolomieu, que foi o primeiro a descrever a rocha dolomite, um tipo de rocha carbonatada presente  nestas montanhas e que deixam a paisagem única graças as suas formas e cores que anteriormente ao século XIX eram conhecidas como "Montanhas Pálidas".
 
O destino é tão incrível que pode ser aproveitado o ano todo e deve ser explorado em sua totalidade. No inverno a neve é a estrela dos esportes ao ar livre com todas suas opções de estações com snowboard, hóquei, curling entre várias outras opções. Há deliciosos passeios pelos vales para descobrir monumentos escondidos, antigos castelos, saborosas lanchonetes num visual branco invernal de tirar o fôlego.  

Preciso fazer um adendo e falar de Cortina D’Ampezzo, considerada a “Rainha das Dolomitas”.  A estação fez história nas Olimpíadas de Inverno de 1956 o Mundial de Curling de 2010. Chic, divertida e charmosa, se orgulha de fazer parte do Best of the Alps, a associação que reúne as 12 montanhas mais refinadas dos Alpes.

Já no verão a montanha é o refúgio do calor tórrido de Milão e Veneza e o bacana é curtir a paisagem para fazer caminhadas, andar a cavalo pelos bosques, fazer trekking, escaladas e pedalar, seja pela montanha ou por charmosas rodovias. Os passeios de barco são imperdíveis pois os lagos são lindíssimos.

Para o pessoal da boa mesa a região também surpreende pois é farta na oferta de queijos e embutidos, polentas (que amo!!), doces, vinhos, grapas...tudo divino que  nos faz brindar à Santa Gula!!!

Melhores épocas para curtir o invernoDezembro a abril

Dica de sucesso: Amo oferecer ski para quem vai retornar ao Brasil até dia 28/12 mais ou menos.  As tarifa são ótimas e as estações ainda estão vazias (e gostosas). Evitar o período entre 28/12 e 15/01, época em que os Russos estão de férias (nada contra os Russos, muito pelo contrario, mas de forma geral são muito ”animados” para os parâmetros de alguns viajantes).

Melhor época para curtir o verão: junho a setembro.



Doca de sucesso: vá conhecer um dos incríveis Campos de Golf da região.


Pedale, pedale e pedale... o lugar é incrível para isso!!




Onde ficar:

San Lorenzo Mountain Lodge
Adoro indicar os Hotéis da TL Portfólio (parceiras queridas!!!) e este hotel em especial.
Aberto em 2010 pelo celebrado casal Georgia Brioni e Stefano Barnini, que foram membros do alto escalão da grife italiana Escada, o San Lorenzo Mountain Lodge é o mais exclusivo chalet com serviço hoteleiro das montanhas Dolomitas, no norte da Itália.

O San Lorenzo Mountain Lodge conta com ambientes aconchegantes com lareira, três suítes e um aposento para famílias (acomodam o total de 10 pessoas). Mas se a reserva é feita para um casal, o chalet é fechado inteiramente para eles. Tal exclusividade permite que Georgia e Stefano se dediquem a seus hóspedes de maneira atenciosa. Ela é quem prepara as refeições, ao gosto do cliente, fazendo uso de ingredientes provenientes de produtores locais e colhidos nos bosques da propriedade. Stefano sugere vinhos de sua adega de 1500 rótulos, leva os hóspedes para conhecer suas vinícolas favoritas da região Sul do Tirol, ou os convida para caminhadas e partidas de golfe no campo particular de 18 buracos.
Endereço:
Frazione Elle 23
39030 San Lorenzo di Sebato (BZ) - Itália

Como chegar:
Do Aeroporto de Veneza são apenas 2 horas. Há serviço de ônibus Cortina Express com o valor de EUR 25,00 por pessoa (2013/ 2014).

Distancias:
162 km – VENEZA
432 km - MILÃO  
392 km - ROMA  
156 km – INSBRUCK

Curiosidade:




O artista Ticiano, do Renascimento italiano, nasceu em Pieve di Cadore, cidade que fica nesta região.

Espero que seja tão inspirador quanto foi para mim... destino quero muito!!!






*Inspiração:
www.cortina.dolomiti.org

Nenhum comentário: