segunda-feira, 2 de junho de 2014

AFINAL NA COPA DO MUNDO – PARTE 10

Por Helena Ruano


Estamos há quase 10 dias para dar inicio a COPA DO MUNDO e vamos falar hoje de Manaus!!
Para muitos turistas loucos pela vida selvagem, Manaus é apenas o ponto de partida para a floresta Amazônica. Mas a capital amazonense também tem seus encantos.

No Centro fica o magnifico Teatro Amazonas. Do porto saem passeios de barco para o Encontro das Águas, local em que os rios Negros e Solimões se juntam para formar o Amazonas. E, mesmo hospedado na cidade, você poderá se embrenhar na selva a qualquer momento, ela estará a poucos quilômetros de distancia. 

O estádio é a Arena da Amazônia, suas estruturas se entrecruzam para formar uma construção semelhante a galhos de árvores. O antigo Vivaldão veio abaixo para dar lugar à arena. Jogos na Copa: quatro na primeira fase (INGLATERRA X ITALIA no dia 14; CAMAROES X CROACIA no dia 18; ESTADOS UNIDOS X PORGUTAL no dia 22; e HONDURAS X SUIÇA no dia 25 de Junho). Endereço: Avenida Constantino Nery.

A melhor maneira de ir a Manaus é de avião, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebe voos das principais capitais brasileiras. De taxi, o trajeto de 14 quilômetros até o Centro custa cerca de R$ 60,00. Duas rodovias conectam outras capitais a Manaus, a BR-174, que faz a ligação a partir de Boa Vista, em Roraima, passando pelo território indígena Waimiri Atroari e a BR-319, que vai de Porto Velho, em Rondônia, a Manaus, depois de uma travessia pelo rio Amazonas de balsa.

Manaus não é nada fácil para o motorista. O transito pesado e o sistema viário confuso, com ruas bloqueadas na região central, tornam os deslocamentos um martírio. Complicam ainda mais as ruas com o mesmo nome em bairros diferentes, que fazem os aparelhos de GPS errar bastante. A dica é usar táxi ou, no centro histórico, conhecer tudo a pé.

É bom saber que a selva amazônica tem seu próprio calendário de estações do ano. Ao contrario do que ocorre em outras regiões do país, seu inverno é entre os meses de dezembro e maio. Nessa época, ocorre a cheia e a floresta alaga, navega-se na altura do topo das arvores. Durante a Copa, o local estará entrando no período da seca (que começa oficialmente em julho e vai até novembro), quando prainhas se formam na selva. As temperaturas, no entanto, não mudam: o clima mantém-se muito quente, com o termômetro batendo os 30ºC.

Dicas para levar na mala, protetor solar, óculos de sol e bonés são imprescindíveis. Para praticar as atividades, reserva roupas leves, mas evite shorts e bermudas, prefira calças finas.

E se tratando de mosquitos, nos arredores do rio Negro, eles estão presentes, mas não tiram o sono, repelentes simples funcionam para espanta-los. No rio Solimões, no entanto, a quantidade de insetos é assustadora. Nesse caso, procure repelentes mais potentes. 

É recomendado tomar vacina contra febre amarela de dez dias antes do embarque.

A maioria das atrações fica na região central. Comece pela principal, o Teatro Amazonas como já havia falado o Palácio Rio Negro, do centro saem embarcações para o Encontro das Aguas, ponto no qual as aguas escuras do rio Negro se unem as barrentas do Solimões antes de se transformar no rio Amazonas.  
Outra maneira de fazer o passeio é embarcando no cruzeiro do Iberostar Gran Amazon, que dura de três a quatro noites e inclui atividades como pesca caminhada na selva, focagem noturna, observação de jacarés e botos cor-de-rosa. E para relaxar a pedida é a praia de Ponta Negra, a 14 quilômetros do Centro.

O bairro de Ponta Negra tem alguns condomínios de alto padrão, um shopping recém-inaugurado (O Ponta Negra) e dois dos melhores hotéis da cidade: o Tropical Manaus, que dispõe de spa, galerias de lojas e um mini zoológico com macacos, repteis e até onças e o Park Suítes, com uma deliciosa piscinas e vista para o rio Negro. De lá, são 11 quilômetros até a Arena da Amazônia. 
O trajeto pode ser feito de ônibus ou de taxi. Para ficar perto do Teatro Amazonas e outras atrações históricas do Centro, as dicas são os hotéis Saint-Paul a duas quadras do teatro, Amazonas Tower, inaugurado ano passado, e a Boutique Hotel Casa Teatro, pousadinha simples e compacta a alguns passos do Teatro. 

A maior parte dos restaurantes fica nos bairros de Adrianópolis e Nossa Senhora das Graças, próximos ao Centro. Nesse miolo, a boa é conhecer o Banzeiro, de comida típica do Amazonas, e o Village Casa de Comidas que tem receitas tradicionais e pratos com ingredientes da região.

Tem o Café Regional Joelza, na Colônia Terra Nova, o Café Regional Priscila, no Parque das Laranjeiras, o Waku Sese Açai Café em Vieiralves, o Café Regional Tapiri, todas as lanchonetes que servem sanduiches deliciosos.

Ótimas dicas para vocês que iram acompanhar os jogos por lá, aproveitar e curtir o local!

Uma ótima semana a todos, até a próxima.
Afinal Turismo.

Nenhum comentário: